Chefão do SBT quer união das emissoras para transmissão simultânea de Flávio Bolsonaro x Lula em debate na TV
Uma movimentação inédita desenha-se nos bastidores da televisão aberta, mais precisamente no SBT:
- o executivo Leandro Cipoloni, do SBT, quer promover um encontro entre os diretores de Jornalismo das principais emissoras do país.
SBT quer evitar os erros do primeiro turno
O objetivo é evitar a repetição do que ocorreu no primeiro turno, quando vários debates foram cancelados.
O único encontro entre presidenciáveis, realizado pela Band, aconteceu sem a presença de Flávio Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O cancelamento da Globo
Até a Globo, que mudou as regras de seu debate para exibi-lo no horário nobre, teve de cancelar o compromisso em cima da hora.
Segundo a emissora, decisões judiciais de última hora sobre as regras acordadas geraram insegurança jurídica e inviabilizaram o evento previsto para 1º de outubro:
- o primeiro cancelamento integral de um debate presidencial da emissora desde 2002.
O pool “Momento da Decisão”
O SBT, emissora de Silvio Santos (1930-2024), faz parte do pool “Momento da Decisão”, que reúne 11 veículos, entre eles CNN Brasil, Exame, Rádio Itatiaia, RedeTV!, Terra e Veja +TV.
A ideia de Cipoloni é ampliar essa união para uma transmissão simultânea entre as grandes emissoras no segundo turno.
SBT e sua tradição nos debates
O SBT consolidou-se como um dos pilares fundamentais da cobertura política no Brasil, construindo uma sólida tradição na realização de debates presidenciais.
A emissora do Grupo Silvio Santos assumiu o compromisso de oferecer espaço para que os postulantes ao Palácio do Planalto apresentem suas propostas de forma acessível e direta ao público.
Um dos grandes diferenciais do canal ao longo dos anos foi a consolidação de sabatinas e debates em parceria com grandes veículos de comunicação.
Além disso, acabou formando pools de imprensa que ampliam o alcance da transmissão e garantem pluralidade no confronto de ideias.
Com mediação histórica de grandes nomes do jornalismo e um formato focado na clareza e no dinamismo, o SBT reafirma a cada pleito o seu papel democrático de levar a informação política.
Sou jornalista formado pela UNIFG, tenho 26 anos e combino a vivência da grande redação com a dinâmica da comunicação digital. Minha trajetória inclui uma sólida experiência – com mais de 6 anos - como redator, onde atuei em diversas editorias, como Esportes, Entretenimento e Cidades. Além do jornalismo online, possuo forte atuação em Assessoria de Imprensa e Social Media. Tenho experiência pela criação de estratégias de conteúdo para redes sociais, o que inclui a produção e edição de vídeos em ferramentas como CapCut e Canva. Essa bagagem multimídia me confere versatilidade, agilidade e a capacidade de traduzir pautas complexas em conteúdos dinâmicos para diferentes plataformas e públicos. Linkedin: Manuel Dias

