Pedro Bial recebeu grandes nomes da música no último programa da temporada do “Conversa Com Bial”, exibido nesta sexta-feira (14). Os músicos Tom Zé, Gilberto Gil e Caetano Veloso dividiram o palco da atração para celebrar os 50 anos da Tropicália.
O movimento surgiu a partir do lançamento do disco homônimo, que dividiu o país a partir da união dos extremos. Em meio à ditadura, a música foi responsável por chocar tanto a direita quanto a esquerda com suas atitudes e liberdade.
Os músicos lembraram de episódios que marcaram o período. “O disco coroa o que já era um movimento em 1967”, contou Caetano, revelando ainda que Paulinho da Viola, seu vizinho na época, foi o primeiro a ouvir a música “Paisagem Útil”. “Foi a primeira coisa tropicalista que acho que fiz e mostrei. Ele disse: ‘Não sei se gosto, mas é diferente de tudo que já ouvi”, recordou.
Caetano e Gil ainda relembraram os momentos difíceis que passaram durante o exílio. “Achava que podia ficar complicado por causa das reações que foram se acumulando. Reações raivosas contra nós que foi substituindo a possível compreensão que a gente queria que a sociedade brasileira tivesse sobre o que estávamos fazendo. Era de se esperar: estávamos sobre um regime intolerante”, explicou Gilberto.
“Eu fiquei muito mal com a prisão e o exílio. Voltar para o Brasil foi a maior alegria que eu podia imaginar”, disse Caetano. “Quando eles foram embora, a pessoa que estava cuidando da gente disse pra eu ir, mas eu não quis. Quando eles voltaram, estava uma coisa difícil de conversar”, lembrou Tom Zé.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.