O Troféu Domingão premiou os Melhores do Ano de 2019 neste domingo (15). Atores, atrizes, comediantes, jornalistas e músicos passaram pelo palco da atração de Fausto Silva, enfrentando seus concorrentes e, no caso de um dos três indicados, arrebatando a estatueta. Confira abaixo as categorias, os nomes classificados pela votação dos funcionários da Globo e os campeões eleitos pelo público.
VEJA ESSA
João Bravo, o Peter de Bom Sucesso, levou o troféu de Ator ou Atriz Mirim. Ele disputou com Maria Alice Guedes (Valentina, de Malhação – Vidas Brasileiras) e com sua colega de elenco Valentina Vieira (Sofia). João já havia sido contemplado com a estatueta em 2017, pelo Dedé de A Força do Querer.
Maju Coutinho foi contemplada com o prêmio do Jornalismo. Neste 2019, ela deixou a previsão do tempo do Jornal Nacional para assumir o Jornal Hoje, substituindo Sandra Annenberg, também indicada. Além de Sandra, que agora está no Globo Repórter, Renata Vasconcellos, do JN, disputou a categoria.
Kaysar Dadour foi eleito Ator Revelação. O Fauze de Órfãos da Terra enfrentou Orlando Caldeira (Catraca, de Verão 90) e Rafael Queiroz (Rael, de A Dona do Pedaço). Cabe lembrar que Kaysar volta ao Domingão do Faustão no próximo domingo (22), como finalista da Dança dos Famosos – com Dandara Mariana e Jonathan Azevedo.
Na categoria Comédia, Dani Calabresa foi a vencedora. Ela, que se despede do Zorra no final desta temporada, enfrentou o colega Welder Rodrigues – também integrante do Tá no Ar: a TV na TV. Marcelo Adnet, um dos criadores do Tá no Ar, finalizado em abril, completou o time de indicados.
Glamour Garcia foi contemplada como Atriz Revelação. A Britney de A Dona do Pedaço enfrentou Carol Garcia, a Sabrina da mesma novela, e Nany People, Marcos Paulo em O Sétimo Guardião. A web celebrou as indicações de Glamour e Nany, duas atrizes trans, as primeiras listadas nesta categoria.
Luan Santana arrebatou seu 12º Troféu Domingão. Ele levou a categoria Cantor do Ano, em disputa com Dilsinho e Ferrugem. Os três se apresentaram no palco antes do anúncio oficial, com hits que marcaram 2019; Luan apostou em ‘Quando a Bad Bater’, acompanhado pelo auditório.
Sérgio Guizé foi contemplado com o prêmio de Ator Coadjuvante, pelo Chiclete de A Dona do Pedaço. O ator enfrentou Malvino Salvador (Agno), da mesma novela, e Armando Babaioff (Diogo), de Bom Sucesso. Ao entregar o troféu, Faustão comentou a paixão do público pelo “matador”, ofício de Chiclete na trama.
Já o troféu de Atriz Coadjuvante ficou com Fabiula Nascimento. A Nana de Bom Sucesso, escrita por Paulo Halm e Rosane Svartman, venceu duas das estrelas de A Dona do Pedaço, trama de Walcyr Carrasco finalizada em novembro: Agatha Moreira e Paolla Oliveira, intérpretes da vilã Josiane e da influencer Vivi Guedes.
Pelo segundo ano consecutivo, Júlio Andrade arrebatou o prêmio de Ator de Série. O Evandro de Sob Pressão venceu Antonio Calloni – Roger em Assédio, série do Globoplay veiculada pela Globo no primeiro semestre – e Rodrigo Lombardi – o Adriano de Carcereiros, que acaba de ser transformada em filme.
Adriana Esteves não pode comparecer ao Troféu Domingão – Melhores do Ano. A atriz desfalcou a festa por conta de seu aniversário de 50 anos. Adriana acabou premiada como Atriz de Série por Stella, de Assédio, derrotando Letícia Colin (Marilyn, de Cine Holliúdy) e Marjorie Estiano (Carolina, de Sob Pressão).
A Música do Ano compreendia a vencedora Atrasadinha, parceria de Felipe Araújo e Ferrugem; também Dona de Mim, com Iza, e Jenifer, de Gabriel Diniz. O cantor, falecido em maio num acidente aéreo, foi reverenciado por Felipe, Ferrugem e Iza, encarregados de entoar a canção que alçou Gabriel ao estrelato.
O vilão Jerônimo, de Verão 90, deu o troféu de Melhor Ator a Jesuíta Barbosa. Ele venceu Renato Góes, Jamil em Órfãos da Terra, e Reynaldo Gianecchini, Régis de A Dona do Pedaço. Jesuíta faturou o Melhores do Ano em 2016, como Ator de Série – por Justiça, de Manuela Dias. Em 2014, foi indicado a Ator Revelação por O Rebu.
A Cantora do ano também não participou da festa. Marília Mendonça venceu Ivete Sangalo – que entrou em link direto do Carnatal, Rio Grande do Note – e Iza. Marília não pode ir ao evento por estar na reta final da gestação; o primeiro filho da sertaneja, Léo, deve nascer entre o fim de dezembro e o início de janeiro.
Por fim, a categoria Atriz de Novela contemplou Juliana Paes, a Maria da Paz de A Dona do Pedaço. Juliana ofereceu o troféu às colegas Alice Wegmann (Dalila, de Órfãos da Terra) e Grazi Massafera (Paloma, de Bom Sucesso). As três foram ao palco, receber os contemplados por Personagem do Ano: Antonio Fagundes (Alberto, de Bom Sucesso), Claudia Raia (Lidiane, de Verão 90) e Tony Ramos (Olavo, de O Sétimo Guardião).
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.