Uma das duplas que mais agradou o público durante o rodízio comemorativo pelos 50 anos do Jornal Nacional (JN) voltará à bancada do noticiário neste fim de semana. A edição de sábado (29) será ancorada por Philipe Lemos, do Espírito Santo, e Ana Lídia Daibes, de Rondônia.
VEJA ESSA
A repetição da dupla – que fez muito sucesso em setembro – vai acontecer em algumas ocasiões, mas não é uma regra. Isso porque, desta vez, os jornalistas das afiliadas também poderão fazer parcerias com os plantonistas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Foi o que aconteceu, por exemplo, com Jéssica Senra, que voltou ao Jornal Nacional na companhia de Heraldo Pereira. Em junho, a baiana terá uma nova oportunidade, desta vez ao lado de César Tralli, âncora do SP1.
Parceiro de Senra em 2019, o acriano Ayres Rocha agora terá ao seu lado a jornalista Lídia Pacce, do Rio Grande do Norte. Embora a Globo não tenha divulgado um calendário de maneira oficial, vários jornalistas vem antecipando informações em suas redes sociais.
Para promover a volta, Philipe e Ana Lídia gravaram uma chamada especial. Assista:
Talento e beleza no JN
Além do talento, Phillipe Lemos chamou a atenção dos telespectadores por sua beleza. Naquela ocasião, a forma física e a aparência do jornalista se transformaram em pauta para diversos veículos. Em seu Instagram, ele incentiva a prática de exercícios e a adoção de hábitos saudáveis.
Bem-humorado, Philipe comentou a repercussão quando retornou ao ES1, telejornal do qual é titular. “É a repórter que não está enxergando bem. Brincadeiras a parte, não esperava que isso pudesse acontecer”, reagiu, aos risos. Seguindo esse raciocínio, uma parcela considerável de telespectadores deve ter problemas na visão.
Vitrine para as afiliadas
O fato de possuir o golden break mais caro da Globo dá uma dimensão do prestígio do JN. E, de maneira geral, as afiliadas e emissoras regionais souberam aproveitar essa vitrine. A TV Gazeta, do Espírito Santo, de Philipe Lemos, chegou a produzir um programa especial, destacando a participação dos capixabas no principal telejornal do país.
Várias delas instalaram também telões em shoppings, tamanha a comoção que essa representatividade causou. Reportagens contando os bastidores do JN também foram bastante comuns. Foram divulgados, inclusive, vários flagras descontraídos dos titulares, William Bonner e Renata Vasconcellos.
Outro ponto bastante enaltecido pelos jornalistas locais foi o aparato tecnológico que compõe a redação. Do telão gigante às câmeras-robô, passando pelos enquadramentos e a mesa de controle: quase tudo acabou rendendo um registro.
Modelo que deu certo
Além de ser uma vitrine, o rodízio do JN também serviu de modelo para as afiliadas. No Paraná, a RPC decidiu pôr em prática uma iniciativa parecida. Sempre no último fim de semana de cada mês, o Bom Dia Sábado será comandado por profissionais vindos das regionais da emissora.
A jornalista Anelize Camargo, da RPC Maringá, foi a escolhida para abrir o projeto. O telejornal vai ao ar para todo o Estado. Assista a chamada:
Falando em retorno…
Já que o assunto é retorno, vale o registro: Maiara & Maraísa voltarão ao Só Toca Top neste sábado, mas como convidadas. Além de cantar alguns de seus principais hits, as irmãs conversarão sobre a sua experiência na apresentação com os atuais titulares, Ludmilla e Mumuzinho.
Se não houver mudança de planos, a safra Verão deve permanecer no ar até 28 de março, último sábado do mês. Em abril, a faixa que antecede ao Caldeirão deve ser ocupada pelo novo programa de Angélica.
Faturou, mas público fugiu
Fruto de um acordo comercial entre Globo e Disney, o especial do Zero1 espantou o público no último domingo. Em São Paulo, o programa geek de Tiago Leifert derrubou três pontos do The Voice Kids. Na direção contrária, o talent show conquistou seu melhor desempenho da temporada.
Ainda a esse respeito, vale a ressalva de que, na última hora, a TV Bahia conseguiu algum espaço na grade para cobrir o carnaval na tarde de domingo. Naquele estado, Star Wars: O Despertar da Força terminou cerca de meia hora antes da rede. Nada que uma boa edição não resolva, não é mesmo?
Por fim, vale esclarecer que, a exibição do Zero1 no domingo de carnaval já estava prevista há pelo menos dois meses. A informação foi antecipada pelo próprio Tiago Leifert em painel na CCXP 2019.
Estranho é que, com mais domingos disponíveis por conta de uma mudança no calendário de futebol, a Globo não tenha pensado em outra data. Evitaria a colisão com a maior festa popular do país.
Até a próxima!
Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.