Quando a Globo oficializou a decisão de exibir reprises no horário nobre, esta coluna noticiou que os compactos não estrearam com uma duração pré-determinada. Além do avanço da pandemia do novo coronavírus, outros fatores têm influenciado diretamente a edição das tramas: a eliminação de núcleos desnecessários e também a audiência.
VEJA ESSA
Até o momento, o destaque positivo fica para Totalmente Demais, que está indo ao ar quase na íntegra. O quase fica por conta da redução do tempo de arte original em alguns minutos. Nesta sexta-feira (17), o décimo sétimo episódio da reprise trouxe cenas do capítulo original equivalente.
Para quem gosta de números, a trama de Rosane Svartman e Paulo Halm bateu seu recorde positivo duas vezes nesta semana. Na terça (14) anotou 29,4 pontos e na quinta (16), 29,7. Ao longo desse período, o público pode acompanhar o início da participação de Elisa (Marina Ruy Barbosa) no concurso Garota Totalmente Demais.
Tesoura afiada na Globo
Fina Estampa, de Aguinaldo Silva, também vai bem numericamente. A trama de Griselda (Lília Cabral) tem média de 33,91 pontos e recorde positivo de 37,1. Mas o bom desempenho não é o suficiente para poupá-la da ação da tesoura. Neste caso, o objetivo dos cortes é concentrar a ação nos personagens principais, para deixar a história mais ágil.
No 23º capítulo do compacto, já se encerrou o 42º original. Isso nos permite concluir que, proporcionalmente, até este momento, quase 50% das cenas foram deletadas.
Fuga de público
O que parece incomodar a Globo, no entanto, é o início do prime time. Depois de alcançar índices explosivos com a reta final de Avenida Brasil, a excelente Viva a Diferença perde parte do público. Mas justiça seja feita: neste caso, o problema não parece estar na história de Cao Hamburger. O desempenho da trama de João Emanuel Carneiro é que tem se mostrado um ponto fora da curva, positivamente falando.
Exibida na sequência, a histórica Novo Mundo não consegue estancar a debandada da plateia. Com média de 19,06 pontos, ficou à frente da trama teen apenas duas vezes desde a sua reestreia. Coincidência ou não, a novela que deu origem a inédita Nos Tempos do Imperador começa a ser acelerada na edição.
Com os mesmos 17 capítulos de Totalmente Demais, a saga da Princesa Leopoldina (Letícia Colin) e Dom Pedro I (Caio Castro) já exibe cenas vistas no episódio 22 original.
Para tentar atrair a audiência e reverter esse quadro, a Globo tem apostado na veiculação de chamadas duplas, com os destaques de ambas as histórias. Resta aguardar o posicionamento da emissora caso esse quadro não se altere. Será que a tesoura virá mais afiada?
Veneno sem efeito
Em um contexto geral, vale a ressalva de que as alterações provocadas pela pandemia de coronavírus também ajudaram a Globo a neutralizar uma certa cobra de pelúcia. Com a suspensão do Se Joga e o prolongamento do Jornal Hoje, A Hora da Venenosa já não é mais uma ameaça à liderança da emissora.
Aliás, tomo a liberdade para questionar: alguém está sentindo falta do programa de Fernanda Gentil e companhia?
Encontro com Fátima… e Ana
Na contramão do Se Joga, o Encontro volta ao ar na próxima segunda-feira. Por conta do resguardo de Ana Maria Braga, o matinal passa a exibir uma seleção com as melhores receitas do Mais Você. A “mãe” do Louro José festeja o retorno. “Meu coração até bateu mais forte, eu morro de saudade. Eu tenho uma grande satisfação e privilégio de ter um espaço onde eu posso dividir ideias e assuntos com outras milhões de pessoas. Essa é uma das alegrias na minha vida. Dar e receber todo o carinho das pessoas estava me fazendo falta; falta dessa troca. Também estou morrendo de saudade do meu Louro José”, diz.
Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.