Atualizado às 16h40
Em crise de audiência, faturamento e identidade, a Band passará por mais uma mudança em seu comando artístico, a terceira em dez meses.
Depois das saídas de Diego Guebel (dezembro de 2017) e Guillermo Pendino (junho de 2018), José Emílio Ambrósio, que vinha apitando interinamente no setor, dará lugar a mais um argentino – internamente, a piada que rola é que o canal poderá pedir música no “Fantástico”, da Globo.
Alçado à categoria de gênio diante do fenômeno que se tornou a franquia “MasterChef”, Patricio Díaz assumirá a Direção Artística da Band nos próximos dias. Diferente do antecessor, ele sentará na cadeira com plenos poderes – Ambrósio, embora mandasse na área, era visto como interino desde que foi integrado à Band, há cerca de seis meses. Ele continuará no canal, só que em outra área.
Zé Emílio, como é conhecido, integrou a equipe de Alberico Souza Cruz, diretor de jornalismo nos primeiros anos da RedeTV!. Chegou, inclusive, a ocupar tal cargo posteriormente. Deixou a emissora em novembro de 2009, já acertado com a Band.
No canal do Morumbi, cuidou também do esporte – lançando programas como o “Band Mania”, conduzido por Milton Neves durante a Copa do Mundo em 2010; o “Deu Olé”, de Felipe Andreoli; e “Os Donos da Bola”, apresentado por Neto nas tardes de segunda-feira a sexta-feira.
Futuro incerto
Ao assumir a Direção Artística da Band, Patricio Díaz conviverá com Marcos Zago, Diretor de Programação, e Denise Santana, Diretora de Recursos Artísticos – a dupla, ao lado de Juca Silveira, deslocado para o administrativo recentemente, atravessou algumas fases, passando por Hélio Vargas, Diego Guebel e Guillermo Pendino.
Díaz terá pela frente um futuro de incertezas. Em crise de audiência, a Band viu sua programação deste ano ir pelo ralo com a pouca repercussão de “Cozinha do Bork”, “Superpoderosas”, “Melhor da Tarde”, “Amaury Jr”, “Agora é com Datena” (que virou “Agora é Domingo”) e “Show do Esporte”. Sem o futebol, inclusive os campeonatos internacionais, o canal também perdeu importantes patrocinadores.
Agora, com o setor derretendo, em meio à crise de produção e centenas de demissões, a emissora de Johnny Saad precisará fazer um aceno ao mercado publicitário, daí a ideia de uma nova cabeça na área.
Patricio precisará correr atrás da comentada parceria com a Disney (que entrou no radar da Record após um acerto com o PlayPlus), fazer uma limpa nos programas que não dão retorno comercial, mexer nos que faturam, mas não pontuam, trocar enlatados por produção própria (as noites de segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo apostam em séries, filmes, shows antigos e documentários) e tirar do papel uma gama de projetos e parcerias que foi apresentada às últimas gestões e mofou na gaveta até aqui.
Quanto ao “MasterChef”, é muito provável que o argentino não acumule a função de diretor geral com a de chefão do artístico. Marisa Mestiço, Bruno Martins e Eduardo Accioly devem dividir a função, uma vez que já estão integrados à atração há um bom tempo e são de inteira confiança de Patricio Díaz.
Outro Lado
Em contato com o RD1, a Band emitiu a seguinte nota: “Além da direção do MasterChef, Patricio Díaz passa a colaborar com José Emilio Ambrósio, diretor artístico da emissora, na grade de 2019. Segundo José Emílio, esse movimento faz parte da valorização dos talentos da casa”. O site mantém as informações.
João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email [email protected].