Com 6 horas diárias de reprises, Globo tem menos conteúdo inédito do que Record e SBT

Globo
Emissora reprisa Totalmente Demais; crise expõe fragilidade de novelas com pouca frente de gravações (Imagem: Divulgação/ Globo)

Maior produtora de conteúdo da América Latina, a Globo foi a emissora mais prejudicada pela pandemia do coronavírus. Com seus estúdios de gravações fechados, a líder de audiência recorreu às diversas reprises para tapar o buraco na sua programação. Com isso, ela conta com menos conteúdo inédito do que suas principais concorrentes.

Com reprises de Malhação – Viva a Diferença, Novo Mundo, Totalmente Demais e Fina Estampa, além das reapresentações já tradicionais, como da Sessão da Tarde e do Vale a Pena Ver de Novo, a Globo soma seis horas de reprises em sua programação de segunda à sexta-feira – neste levantamento foram consideradas as atrações exibidas entre 6h e meia-noite.

Na Record, a boa frente de gravações garantirá capítulos inéditos de Amor Sem Igual até o dia 20 de abril – quase um mês de diferença para Amor de Mãe, que encerrou sua temporada na Globo na mesma semana em que a emissora decidiu suspender as gravações de suas novelas.

Com isso, o canal de Edir Macedo segue reprisando apenas suas novelas da tarde, A Escrava Isaura e Caminhos do Coração, e O Rico e o Lázaro na faixa das 21h, totalizando menos de 3h de conteúdo repetido. O jornalismo também ganhou destaque e preenche quase 50% da programação do canal.

No SBT, graças às novelas estrangeiras e as gravações adiantadas de As Aventuras de Poliana, apenas os programas de auditório foram afetados. O Casos de Família, Programa do Ratinho e Roda a Roda Jequiti vem reprisando programas exibidos no ano passado. Com Cúmplices de Um Resgate, que já estava sendo reexibida antes da quarentena, o canal soma pouco mais de 3h de conteúdo de arquivos.

Audiência pouco afetada

Mesmo transformando o horário nobre em um Vale a Pena Ver de Novo, a Globo conseguiu manter os índices de audiência de suas novelas. Fina Estampa, por exemplo, marcou 34 pontos nos seus primeiros doze capítulos. Os índices foram um pouco abaixo das últimas duas semanas de Amor de Mãe, mas, na comparação geral, a trama de Aguinaldo Silva aparece com 3 pontos de vantagem.

Totalmente Demais também terminou sua primeira em alta, com uma média de 27 pontos – apenas um ponto abaixo dos primeiros seis capítulos de Salve-Se Quem Puder. Já Novo Mundo derrubou 5 pontos da última semana de Éramos Seis, mas, no comparativo com os primeiros capítulos de ambas, a diferença é de apenas 2 pontos.

Emissora pede compreensão

A Globo vem conversando com os seus anunciantes para renegociar as cotas de patrocínio de atrações que foram canceladas neste ano. Para suprir a ausência das Olimpíadas, por exemplo, o canal quer ajustar os valores já negociados em outras atrações da casa e, para isso, pede entendimento e compreensão dos patrocinadores.

Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no danielribeiro@rd1.com.br.

WordPress Lightbox