Com ampla cobertura da pandemia, Globo turbina jornalismo e mostra soberania

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Márcio Gomes fazendo uso de máscara durante o Combate ao Coronavírus (Imagem: Reprodução / Globo)

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a informação vem como uma peça fundamental aos brasileiros diante de tanta notícia contaminada pelas mentiras. Com várias opções de jornalismo diário, há que se destacar o da Globo, que turbinou sua programação e viu seus índices de audiência decolarem até em horários problemáticos.

Suspendendo a faixa de entretenimento logo no início das primeiras notícias sobre a doença, a emissora abriu sua grade de programação ao jornalismo e aumentou os horários de seus noticiários.

Logo pela manhã, o Bom Dia Praça ganhou meia hora, começando às 6h e indo até às 8h30, quando então entra em cena o Bom Dia Brasil, que passou a terminar às 9h50. Fora do ar por ser do grupo de risco, Ana Maria Braga saiu de cena com seu Mais Você para dar espaço a Márcio Gomes e o Combate ao Coronavírus, programa que traz informações diárias e atualizadas com prestação de serviço e orientações sobre a pandemia.

Na hora do almoço, o telejornal local da Globo passou a durar mais tempo, sendo transmitido das 12h às 13h25. Na sequência, edições maiores do Jornal Hoje, das 13h25 às 15h. Vale aqui destacar a soberania da emissora frente aos concorrentes. Sob o comando de Maria Júlia Coutinho, o JH agonizava na disputa com a Hora da Venenosa, quadro do Balanço Geral SP comandado por Geraldo Luis, Fabíola Reipert e Renato Lombardi. A rapidez da direção do canal em agir nas atuais circunstâncias mostrou que ajustes na grade eram necessários para que a liderança de audiência retornasse ao canal.

Com o Se Joga patinando na disputa com a Venenosa – com essa dificuldade vindo desde o Globo Esporte e passando pelo JH -, a pandemia atraiu mais telespectadores aos informativos do canal, que passaram a acumular recordes frequentes.

Na concorrência, SBT, Record, Band e RedeTV! vêm fazendo intensa cobertura sobre a doença, mas não da mesma forma que a Globo. O Jornal Nacional, por exemplo, tem registrado números impressionantes que há anos não via com tamanha constância.

Márcio Gomes, aliás, tem feito um excelente trabalho à frente do Combate ao Coronavírus junto de especialistas e médicos para elucidar as dúvidas das pessoas de casa. Sugestões de como lavar as mãos e quais cuidados tomar fazem parte do dia a dia do informativo criado especificamente para este período – pena que a Globo optou pelo fim do mesmo no próximo dia 22, quando o Encontro ganhará mais tempo.

A emissora vem sentindo essa alternância de programação e os dados de audiência mostram um mês de março melhor do que o registrado em 2019 na média das 24 horas. Vale destacar que o isolamento das pessoas tem a ver com este fator de aumento do público diante da TV.

Conforme dados do Kantar Ibope, a Globo registrou média de 15 pontos e 36% de share em março. O resultado é um aumento de dois pontos em comparação ao mesmo mês do ano passado.

Se a Globo vê sua audiência decolar, suas concorrentes sentem na pela a falta de investimento no campo do jornalismo. A Record registrou perda de 1 ponto (caiu de 6 para 5 pontos). As demais emissoras mantiveram seus índices: Band marcou 2 pontos; SBT, 6 pontos; e RedeTV!, 1 ponto. Se analisado apenas o horário nobre da Globo, das 18h à 0h, o canal anotou 27 pontos. O índice é 5 pontos acima do registrado no mesmo período de 2019.

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Reuber DiirrReuber Diirr
Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do 17º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta (Globo ES), teve passagens pela Record News ES, TV Gazeta ES e RedeTV! SP. Além disso, produz conteúdo multimídia para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!