Crise entre Globo e times trava negociação pelo Campeonato Carioca no Premiere

Globo
Globo negocia o Carioca 2022 no Premiere (Imagem: Reprodução / Globo)

A Globo adquiriu um novo impasse na negociação pelo Campeonato Carioca no Premiere, o pay-per-view da emissora. A conversa com os clubes e com a Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) paralisou por causa da divisão do dinheiro para o próximo ano.

Este ano, com o campeonato na mão da Record, alguns clubes se mostraram insatisfeitos com os resultados financeiros e entraram em contato com a Globo para a aquisição do pacote pago para 2022. A Globo fez uma proposta de R$ 45 milhões.

Contudo, vários problemas apareceram durante a negociação. Primeiro, segundo o UOL, o Flamengo não queria abrir mão da Fla-TV por sua rentabilidade, assim como o Fluminense com a sua TV própria.

O terceiro e talvez mais importante: a ação judicial da Ferj contra a Globo. Até o momento, as partes não entraram em um acordo. A entidade ficou bastante irritada com a forma como a TV acabou com a parceria.

O contrato foi encerrado depois que o Flamengo se aproveitou da Medida Provisória 984, que depois virou a Lei do Mandante. Na época, o time colocou no ar os seus jogos no Fla TV, pois não tinha contrato com a emissora. Em contrapartida, a Globo reagiu e determinou o fim do contrato com a Ferj.

O quarto problema na negociação para o Carioca 2022 apareceu logo depois e envolveu diretamente a quantia dividida para os clubes. Foi nesse ponto que a conversa praticamente congelou. O grupo formado por times pequenos reclamou bastante da sua parte insignificante na divisão.

TV aberta

A Globo perdeu os direitos de transmissão dos Campeonatos Carioca e Paulista para a Record. A emissora líder de audiência jogou suas atenções para o Premiere, o seu ppv, por causa dos assinantes.

Até o momento, a empresa de comunicação da família Marinho não acertou nenhum contrato com a Ferj ou com a FPF (Federação Paulista de Futebol) para a exibição dos campeonatos em seu catálogo.

Para os primeiros meses do ano, no lugar do futebol, a Globo já preparou tudo: das 16h às 18h, horário tradicionalmente dedicado ao futebol, a segunda temporada do The Masked Singer, com apresentação de Ivete Sangalo.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›