Datena é criticado por sair em defesa da mulher da casa abandonada

Datena

Apresentador foi criticado por sair em defesa da mulher da casa abandonada (Imagem: Reprodução / Band)

O Brasil Urgente, da Band, fez uma cobertura completa, nesta quarta-feira (20), da operação policial que invadiu a mansão de Higienópolis, em São Paulo, que virou o centro das atrações por causa do podcast A Mulher da Casa Abandonada. No entanto, nas redes sociais José Luiz Datena acabou sendo detonado.

Tudo aconteceu porque, segundo a história contada no podcast, a dona do imóvel, Margarida Bonetti, é apontada como responsável por fazer uma funcionária viver em situação análoga à escravidão. No vespertino, porém, o apresentador tratou a mulher como vítima, “uma senhorinha frágil”.

Ao vivo, a atração mostrou a polícia invadindo a casa abandonada arrombando uma janela, pois Margarida Bonetti se recusou a abrir a porta. A senhora também chegou a empurrar a delegada que conduzia a operação na mansão.

Datena, durante todo o tempo, ressaltou que Margarida deve ter algum problema de saúde mental para viver na casa completamente suja e abandonada. “Ela pode estar em condições de vítima. Não sei se está em posse de suas faculdades mentais. Não deve estar, pra viver assim”, comentou, num dos momentos.

“Na minha opinião ela é vitima. Estamos tentando ajudar. Ela tá abandonada, quem abandonou uma senhora dessa, pelo amor de Deus, sem condições. É um trabalho social. Ela está em situação análoga à escravidão. Ela tá com esse lixo todo, convivendo, a gente vai procurar ajuda médica pra tentar alguma condição melhor pra ela. É uma condição mais social do que policial”, afirmou Osvaldo Nico Gonçalves, delegado-geral que falou sobre o caso.

Datena é solidário com mulher da casa abandonada

Mesmo sem concordar diretamente com o delegado, o jornalista desabafou sobre a situação da senhora: “O estado de saúde dela não é legal, pra ela estar aí nessas condições. Aparentemente é uma pessoa conturbada, vivendo num lugar insalubre, e seria resgatada como vítima. Esse é o caso”.

“É necessária uma avaliação pra saber se ela tem condição de ficar aí sozinha. Uma pessoa normal não viveria nessas condições. Resgatar essa senhora seria um trabalho humanitário. É uma senhorinha frágil, desconexa. Ela tem discernimento, consegue falar, vai ter que ser avaliada psicologicamente. Ninguém habita uma casa dessa em sã consciência”, afirmou Datena.

Nas redes sociais, porém, ele acabou sendo criticado. “A forma amenizadora como o Datena se refere a esta escravocrata perversa… É reveladora que os bandidos que ele quer presos ou mortos não são brancos nem privilegiados”, declarou uma internauta.

“Pior coisa é quem dá credibilidade ao que o Datena fala, o cara é um tremendo linchador, uma pessoa ruim ele transforma em mártir. O cara é um crápula”, disse outro.

Veja a repercussão:

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]