Temporada de “Malhação” que registra desempenho mediano, em audiência e repercussão, “Vidas Brasileiras” ganhou notoriedade na última semana, graças a uma cena em que a protagonista, Gabriela (Camila Morgado), define para seus alunos o termo “fascismo”, hoje associado ao candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) – que disputa o segundo turno com Fernando Haddad (PT).
Na sequência em questão, os alunos do Colégio Sapiência hostilizam Pérola (Rayssa Bratillieri) após a prisão de Eduardo Mantovani (Edson Celulari), pai dela, por crimes associados a seus mandatos políticos; após Hugo (Leonardo Bittencourt) questionar se a professora irá defender corrupto, Talíssia (Luellem de Castro) o confronta: “Hugo, cala essa boca, seu fascista ridículo! Você quer um livro de História?“.
Após repreender os dois, Gabi explica: “O fascismo é uma conduta política extremamente autoritária que usa a violência no lugar do diálogo. Pode variar de acordo com a época e o lugar, mas tem características que vão se repetir. […] Essa conduta cresce em tempos de crise. Por que? Porque os fascistas geralmente inventam um inimigo comum para levar a culpa da crise. Portanto, esse inimigo comum deve ser destruído, exterminado. E prestem atenção, porque é assim que eles estimulam a violência e falta de diálogo“.
A professora também fala sobre o ditador nazista Adolf Hitler, que perseguiu judeus durante a Segunda Guerra Mundial. E a propagação de “fake news” – “É comum dos fascistas desprezarem conhecimento, e apoiar, estimularem mitos e crenças furadas“, conclui Gabriela. No Facebook, a cena, compartilhada pela página “Um Filme Me Disse” conta com mais de 38 mil compartilhamentos, 15 mil reações e 2 mil comentários.
Confira:
Saiba Mais:
Apresentador da HBO detona Bolsonaro e chama Haddad de “Lula Diet”
Emissoras marcam debates do segundo turno, mesmo sem presença de Bolsonaro garantida
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.