Em clima de Xuxa na Globo, relembre participações de artistas na concorrência

Com autorização da Record, Xuxa se divertiu durante a entrevista para o Conversa com Bial
Com autorização da Record, Xuxa se divertiu durante a entrevista para o Conversa com Bial (Imagem: Reprodução / Globo)

Foi ao ar na madrugada deste sábado (23) a entrevista que Xuxa Meneghel concedeu ao Conversa com Bial, da Globo. A divulgação de que a Record havia autorizado a participação, no início da semana, surpreendeu a todos. Afinal de contas, historicamente, a relação entre as duas emissoras não é das mais amistosas.

Desconsiderando-se reprises de trechos – como ocorreu recentemente no Domingão do Faustão -, Xuxa não é vista em uma atração global desde dezembro de 2014. Em sua última participação na emissora, ela bateu um papo com Sandra Annenberg no Como Será?.

Os pontos altos da Conversa

Já no início do Conversa com Bial, o anfitrião preparou um discurso à altura para referenciar a entrevistada. “Entre tantas estrelas que apresentaram programas infantis, ela se destaca. Talvez, por causa daqueles dois X, com que Deus, o velho corsário, a marcou para não perder de vista a sua favorita”.

As demonstrações de admiração prosseguiram. “Sem ser cantora, ela detém todos os recordes de vendas de discos. Sem ser atriz, é campeã de bilheteria nos cinemas”.

Depois, Xuxa e Bial relembraram quando se conheceram em 1987, durante uma edição do Globo Repórter. Na época, no auge da popularidade, a Rainha dos Baixinhos precisava se fantasiar para não ser reconhecida na rua.

De sua casa, sem medo de olhar para trás ou para o futuro, a convidada contou, sem reservas, como tem enfrentado um dos momentos mais delicados da humanidade, compartilhando impressões e opiniões de sua trajetória profissional.

O processo de envelhecimento e a maneira como ela reage às mudanças físicas também foram tema da conversa. Para enfrentar esse processo com mais naturalidade, Xuxa ressaltou a importância de um grande amor.

A relação com Sasha e os amores

Ela ainda confessou que teve relacionamentos ruins, com pessoas que buscavam um personagem e não a verdadeira Maria da Graça. “Muita gente chegava perto de mim porque queria chegar perto daquela pessoa que estava na televisão. E isso me deixava muito mal. A ponto de eu estar me relacionando e o cara, na transa, falar: ‘canta ‘Quem Quer Pão?””, desabafou Xuxa, arrancando risos de um incrédulo Pedro Bial.

Por fim, a apresentadora contou um pouco de sua relação com Sasha. “Ela já veio pronta para ser minha filha (…). Ela tem um coração muito bom. Seria muito ruim se eu tivesse uma filha que não tivesse essa índole e eu tenho muito orgulho dessa índole. (…) Eu mimei demais, eu dei tudo. Ela podia ser um nojo e não é”.

Na internet, a hashtag #XuxanaGlobo permaneceu nos Trending Topics até a manhã deste sábado. Não foram poucos os internautas que sugeriram uma volta da apresentadora à sua antiga emissora. Vale lembrar que o atual vínculo de Xuxa com a Record se desfaz em 31 de dezembro deste ano.

A política da boa vizinhança

Em dado momento da entrevista, Pedro Bial agradeceu publicamente a Record pela liberação da artista. Mesmo com a permissão, vale lembrar que a Record criticou a postura da Globo, que não agiria da mesma maneira quando os seus contratados recebem convites de outros canais.

O fato é que essa política da boa vizinhança entre as emissoras não seja tão frequente como deveria, essa participação de artistas em programas da concorrência não chega a ser novidade. Relembre outras participações marcantes:

Xuxa no SBT

No SBT, Xuxa tentou reproduzir capas clássicas de seus discos (Imagem: Gabriel Cardoso / SBT)

Há quase um ano, em 25 de maio de 2019, Xuxa foi uma das convidadas do Programa da Maisa, no SBT. Ao lado de Larissa Manoela, a apresentadora também falou de envelhecimento, respondeu tweets de “haters” e também participou de brincadeiras. Em uma delas, foi convidada a reproduzir a capa de seus discos. O encontro de gerações fez a alegria dos internautas.

Já o encontro com Eliana ocorreu em uma externa, gravada na casa da apresentadora do SBT. Além de uma entrevista, as duas ainda protagonizaram o Duelo de Loiras, uma divertida gincana inspirada nas brincadeiras dos programas infantis. A convidada ainda participou do Cardápio Surpresa.

Gugu, Hebe e Raul Gil na Globo

Em 2000, por conta da celebração do cinquentenário da TV no Brasil, a Globo produziu uma série de especiais. Ao relembrar a importância dos programas de auditório, convidou Hebe e Gugu, então no SBT, e Raul Gil, da Record. Coube ao ex-apresentador do Domingo Legal a tarefa de lembrar a trajetória de Jota Silvestre, que havia falecido no início daquele ano.

Assista:

Faustão na Record

Em 2003, foi a vez da Record festejar as cinco décadas de sua fundação. Por conta dessa ocasião, o canal também produziu um especial. Com figurino de gala, Faustão foi recebido pela anfitriã Adriane Galisteu. Na emissora da Barra Funda, o apresentador atuou como repórter e também apresentou o Perdidos na Noite. A título de curiosidade, vale a menção de que o programa que antecedeu ao Domingão também foi exibido na TV Gazeta e na Band.

Assista:

Xuxa e Ana Maria Braga no Programa Hebe

Ainda contratada pela Globo, Xuxa foi liberada pela emissora, junto com Ana Maria Braga, para participar da gravação de um programa especial de Hebe, no SBT. Naquele 8 de março de 2010, a anfitriã estava completando 81 anos e retomava as gravações de seu programa após se submeter a um tratamento de câncer.

Para celebrar a volta, a plateia de Hebe estava repleta de artistas. Emocionada com a surpresa, a eterna gracinha brincou: “Vou ter que lavar os banheiros da TV Globo para retribuir isso”. Xuxa, por sua vez, retrucou: “Fica tranquila que a gente veio de bico”.

Vale lembrar que, no auge de seu sucesso, na década de 80, Xuxa já havia feito uma participação histórica na Hebe, que vestiu um figurino inspirado nas paquitas.

Assista:

Hebe, Nair  Belo e Lolita Rodrigues no Programa do Jô

Nair Bello, Lolita Rodrigues e Hebe Camargo com Jô Soares (Imagem: Ricardo Martins / Programa do Jô)

Já que a inspiração deste texto foi a entrevista de Xuxa a Bial, nada melhor do que encerrá-lo recordando outro bate-papo que entrou para história. Na semana de estreia do Programa do Jô na Globo, em 7 de abril de 2000, Jô Soares recebeu Nair Bello, Hebe Camargo e Lolita Rodrigues para um entrevista especial.

As três artistas, amigas de longa data, falaram sobre diversos assuntos, brincaram com a idade e contaram casos de sua juventude. O encontro foi reprisado três vezes durante os 16 anos do talk show. O apresentador definiu esse momento como um dos mais importantes durante o período em que esteve na Globo. A íntegra do encontro está disponível no Globoplay. Vale a pena!

CONTINUE LENDO →
Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.