Um dia após o Domingo Espetacular reagir contra uma notícia envolvendo a Igreja Universal e o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), dada com exclusividade pela Globo, a Record foi além e exibiu uma reportagem especial atacando a concorrente.
VEJA ESSA
Intitulada O Lado Oculto do Império, a série de reportagens iniciou com uma matéria de mais de oito minutos do Jornal da Record, nesta segunda-feira (14), em que mostrou supostos problemas enfrentados pela emissora carioca na Justiça desde os anos de 1990.
O gancho principal dela, no entanto, foi a delação premiada de Dario Messer, réu na operação Lava Jato. Segundo o canal de Edir Macedo, ela revelou uma ligação suspeita entre o “doleiro dos doleiros” e a família Marinho.
“O doleiro dos doleiros revelou um esquema clandestino de repasses semanais de dinheiro vivo, que poderia ultrapassar R$ 1 milhão”, afirmou o telejornal, que ainda salientou que “essa não foi a primeira vez que os donos do grupo Globo foram delatados à Justiça”.
A Record acusa a família dona do canal rival de “manter a fortuna longe das autoridades” e, para isso, teria utilizado “doleiros especializados em fraudar o sistema financeiro”.
A reportagem contou que, no famoso escândalo do Banestado, documentos do Ministério Público Federal revelaram que empresas dos herdeiros da família Marinho teriam enviado ilegalmente R$ 1,6 bilhão ao exterior.
O repórter Sylvestre Serrano encerrou a reportagem afirmando: “Os doleiros contratados pelo Grupo Globo foram presos e delataram o esquema envolvendo a família Marinho pelo menos três vezes na Justiça. […] Eles contaram o que sabiam das operações financeiras clandestinas que revelaram mais de duas décadas de sonegação fiscal. Crimes que até hoje não foram esclarecidos”.
Para a Record, a assessoria de Roberto Irineu Marinho e João Roberto Marinho, que foram citados na matéria, alegou que eles não possuem e nunca tiveram contas não declaradas às autoridades brasileiras no exterior e que também nunca realizaram operações de câmbio não declaradas.
Confira a reportagem:
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]