Enquanto exibe Totalmente Demais quase na íntegra, Globo começa a acelerar Novo Mundo

Marina Ruy Barbosa e Isabelle Drummond estrelam compactos da Globo
Marina Ruy Barbosa e Isabelle Drummond estrelam compactos da Globo (Imagens: Divulgação – Globo / Montagem – RD1)

Quando a  Globo oficializou a decisão de exibir reprises no horário nobre, esta coluna noticiou que os compactos não estrearam com uma duração pré-determinada. Além do avanço da pandemia do novo coronavírus, outros fatores têm influenciado diretamente a edição das tramas: a eliminação de núcleos desnecessários e também a audiência.

Até o momento, o destaque positivo fica para Totalmente Demais, que está indo ao ar quase na íntegra. O quase fica por conta da redução do tempo de arte original em alguns minutos. Nesta sexta-feira (17), o décimo sétimo episódio da reprise trouxe cenas do capítulo original equivalente.

Para quem gosta de números, a trama de Rosane Svartman e Paulo Halm bateu seu recorde positivo duas vezes nesta semana. Na terça (14) anotou 29,4 pontos e na quinta (16), 29,7. Ao longo desse período, o público pode acompanhar o início da participação de Elisa (Marina Ruy Barbosa) no concurso Garota Totalmente Demais.

Tesoura afiada na Globo

Fina Estampa
Mesmo com boa audiência, tesoura tem eliminado cenas desnecessárias de Fina Estampa (Imagem: Reprodução / Globo)

Fina Estampa, de Aguinaldo Silva, também vai bem numericamente. A trama de Griselda (Lília Cabral) tem média de 33,91 pontos e recorde positivo de 37,1. Mas o bom desempenho não é o suficiente para poupá-la da ação da tesoura. Neste caso, o objetivo dos cortes é concentrar a ação nos personagens principais, para deixar a história mais ágil.

No 23º capítulo do compacto, já se encerrou o 42º original. Isso nos permite concluir que, proporcionalmente, até este momento, quase 50% das cenas foram deletadas.

Fuga de público

Novo Mundo
Reprise de Novo Mundo não consegue estancar fuga de público (Imagem: Raquel Cunha / Globo)

O que parece incomodar a Globo, no entanto, é o início do prime time. Depois de alcançar índices explosivos com a reta final de Avenida Brasil, a excelente Viva a Diferença perde parte do público. Mas justiça seja feita: neste caso, o problema não parece estar na história de Cao Hamburger. O desempenho da trama de João Emanuel Carneiro é que tem se mostrado um ponto fora da curva, positivamente falando.

Exibida na sequência, a histórica Novo Mundo não consegue estancar a debandada da plateia. Com média de 19,06 pontos, ficou à frente da trama teen apenas duas vezes desde a sua reestreia. Coincidência ou não, a novela que deu origem a inédita Nos Tempos do Imperador começa a ser acelerada na edição.

Com os mesmos 17 capítulos de Totalmente Demais, a saga da Princesa Leopoldina (Letícia Colin) e Dom Pedro I (Caio Castro) já exibe cenas vistas no episódio 22 original.

Para tentar atrair a audiência e reverter esse quadro, a Globo tem apostado na veiculação de chamadas duplas, com os destaques de ambas as histórias. Resta aguardar o posicionamento da emissora caso esse quadro não se altere. Será que a tesoura virá mais afiada?

Veneno sem efeito

Em um contexto geral, vale a ressalva de que as alterações provocadas pela pandemia de coronavírus também ajudaram a Globo a neutralizar uma certa cobra de pelúcia. Com a suspensão do Se Joga e o prolongamento do Jornal Hoje, A Hora da Venenosa já não é mais uma ameaça à liderança da emissora.

Aliás, tomo a liberdade para questionar: alguém está sentindo falta do programa de Fernanda Gentil e companhia?

Encontro com Fátima… e Ana

Na contramão do Se Joga, o Encontro volta ao ar na próxima segunda-feira. Por conta do resguardo de Ana Maria Braga, o matinal passa a exibir uma seleção com as melhores receitas do Mais Você. A “mãe” do Louro José festeja o retorno. “Meu coração até bateu mais forte, eu morro de saudade. Eu tenho uma grande satisfação e privilégio de ter um espaço onde eu posso dividir ideias e assuntos com outras milhões de pessoas. Essa é uma das alegrias na minha vida. Dar e receber todo o carinho das pessoas estava me fazendo falta; falta dessa troca. Também estou morrendo de saudade do meu Louro José”, diz.

CONTINUE LENDO →
Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.
ALERTAS GRATUITOS