Ex-jogadora de vôlei volta a polemizar com fake news e Felipe Neto reage

Felipe Neto
Ana Paula Henkel polemizou e Felipe Neto reagiu (Imagens: Reprodução – Jovem Pan – Instagram/ Montagem – RD1)

Depois da polêmica com Walter Casagrande Jr, a ex-jogadora de vôlei Ana Paula Henkel soltou uma fake news a respeito das vacinas contra a covid-19. Felipe Neto, então, usou o seu perfil no Twitter, para criticá-la.

Na rádio Jovem Pan, a famosa disse que as imunizações aplicadas nos Estados Unidos já causaram a morte de 501 pessoas e mais de 11 mil reações adversas.

“É muito importante essa responsabilização aí que estamos vendo no Brasil, porque também saiu um dado agora, no final de janeiro, começo de fevereiro, que vem exatamente do CDC”, declarou a ex-atleta, classificando a vacina como “roleta russa”.

Em nota, a Anvisa informou nesta semana que não há nenhum caso de óbito conhecido que tenha relação estabelecida com o uso das vacinas para covid-19 autorizadas no país.

“As vacinas em uso no país são consideradas seguras. Não houve alteração na relação de risco e benefício deste produto. Já é esperado que pessoas venham a óbito por outros motivos de saúde e mesmo por causas naturais, tendo em vista a taxa de mortalidade já conhecida para cada faixa etária da população brasileira”, declarou.

Segundo o UOL, a informação foi distorcida pela comentarista, pois os dados são de uma plataforma na qual qualquer pessoa pode incluí-los, ou seja, ainda sem investigação por parte dos órgãos responsáveis.

Ana Paula Henkel usou como fonte o site do VAERS (Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas, na tradução), do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), agência do departamento de saúde dos EUA.

Em sua rede social, Felipe Neto escreveu: “Porque o reacionarismo é perigoso: Essa mulher falou em pleno microfone da Jovem Pan que a vacina já causou 500 mortes nos EUA. É mentira! Ela usou como fonte um site onde qualquer pessoa pode incluir dados. Essa mentira pode matar! E eles não estão nem aí!”.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›