Exclusivo: Irandhir Santos terá dois personagens em Pantanal

Pantanal Irandhir Santos
Irandhir Santos (Bento) em Velho Chico, de Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi; ator e autores repetem parceria em Pantanal (Imagem: Estevam Avellar / Globo)

A equipe de Pantanal já abriu os trabalhos na região centro-oeste, onde as cenas da primeira fase da novela de Benedito Ruy Barbosa, atualizada por Bruno Luperi, estão sendo gravadas. A presença de Irandhir Santos entre o elenco chama atenção. É que, conforme esta coluna revelou com exclusividade, o ator está escalado para José Lucas de Nada, personagem que surge apenas na segunda etapa do folhetim – cujas filmagens ainda não foram iniciadas.

A informação de agora é que Irandhir também está encarregado de Joventino, pai do protagonista José Leôncio (Renato Góes) e presença fundamental nos primeiros capítulos. Na segunda fase, os personagens serão defendidos por Osmar Prado e Marcos Palmeira. A Globo, cabe lembrar, ainda não divulga o elenco da trama, cuja estreia está prevista para março do ano que vem.

Joventino (Irandhir) e o filho (Renato) desbravam o Pantanal, onde fazem fortuna com a criação de gado. O pai desaparece numa caçada ao boi marruá, enquanto Zé Leôncio está no Rio de Janeiro por conta dos negócios. Na etapa seguinte, Zé Leôncio (então Palmeira) sonha em encontrar o Velho do Rio (Osmar), espécie de entidade que protege a região e que remete à figura de seu genitor – a narrativa sugere que o Velho é o espírito de Joventino.

A escalação é uma das diferenças entre o remake da Globo e o original da Manchete. Na primeira versão, Zé Lucas de Nada era a imagem e semelhança do pai, José Leôncio – um artifício de Benedito para promover a volta de Paulo Gorgulho, intérprete do protagonista na primeira fase, à produção. Agora, o caminhoneiro se assemelhará ao avô. Com isso, Joventino / Velho do Rio terão intérpretes diferentes; em 1990, Cláudio Marzo respondeu por ambos.

Com direção artística de Rogério Gomes, Pantanal reúne também Alanis Guillen, Dira Paes, Jesuíta Barbosa, José Loreto, Murilo Benício, Caco Ciocler, Isabel Teixeira, Julia Dalavia, Juliano Cazarré, Selma Egrei, Silvero Pereira, Bella Campos, Gabriel Santana, Gabriel Sater, Guito, Leandro Lima, Paula Barbosa e Roberto Bonfim. Bruna Linzmeyer, Enrique Diaz, Gabriel Stauffer, Juliana Paes, Leopoldo Pacheco, Letícia Salles e Malu Rodrigues participam dos primeiros capítulos.

MAIS LIDAS

Duh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.
Veja mais ›