Fabiana Karla discursa contra gordofobia e cita onda de ódio nas redes sociais

Fabiana Karla
Fabiana Karla discursa contra a gordofobia e cita onda de ódio nas redes sociais (Imagem: Reprodução / Facebook)

Antes da pandemia iniciar, Fabiana Karla estava à frente do Se Joga, sendo uma mulher gorda, ao lado de uma mulher homossexual e um negro — Fernanda Gentil e Érico Brás. Exalando representatividade, a também apresentadora abordou o tema que se tornou tão urgente como a gordofobia.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, a atriz pontuou que menos pessoas estão se calando a tais episódios e acrescentou: “E acho que ninguém tem de se submeter a nenhum constrangimento, a nenhuma coisa que te deixe em uma situação vexatória, a nada que te constranja, que te humilhe“.

Fabiana citou a importância luta feminista e a antirracista para dar voz aos oprimidos, mas fez uma observação importante: “A gente que é gorda fica no limbo, porque o movimento feminista às vezes esquece que gorda é mulher, e o movimento negro esquece que existem gordas negras. A gordofobia fica sozinha nesse grito. Acho que é importante, sim, a gente ver onde está a questão estrutural, entender isso“.

A celebridade afirmou que tem discutido o assunto com Suzana Pires — atriz e roteirista — e ressaltou a prioridade das pessoas de se entenderem como um ser e lutar pelo que acreditam: “Ou também se não quiser é um direito de cada um, acho que as pessoas são livres também. Tem gente que não quer guerra com ninguém“.

Apesar de todo ativismo, Fabiana Karla parou para refletir sobre não ter tantos haters, devido a poucas polêmicas em sua vida como um todo: “Mas não deixo de passar a minha ideia. E o humor sempre foi essa ferramenta de falar de coisas séria de uma forma mais amena. Acho que aprendi isso com humor“.

Por fim, a atriz reclamou da limitação que as pessoas acima do peso tem sofrido nas redes sociais: “Não gosta de ver gorda dançando de biquíni, não vai olhar, meu amor, mas é o direito dela. Ela vai dançar de biquíni, assim como a garota magra, assim como a negra. Cada um faz o que quiser, daí cabe a você mudar… Deixar de existir uma ideia, porque você acha que a sua é melhor, querer calar a boca do outro para apresentar a sua, o que você acredita, é ruim“.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›