O ataque do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Vera Magalhães durante o debate na Band repercutiu muito nas redes sociais. Várias jornalistas, inclusive, defenderam a colega de profissão, na noite deste domingo (28). Fátima Bernardes prestou solidariedade à apresentadora do Roda Viva, da TV Cultura.
VEJA ESSA
“Minha solidariedade à jornalista Vera Magalhães atacada durante o #debatenaband pelo candidato à reeleição Jair Bolsonaro. Não é a primeira vez que mulheres jornalistas são atacadas por esse governo”, declarou a apresentadora da Globo.
Sandra Annenberg se uniu a Fátima: “Faço minhas as suas palavras, Fátima Bernardes. Não podemos mais permitir misoginia seja onde for. Não vamos nos intimidar, mulheres são a maioria da população brasileira. Somos fortes! @veramagalhaes minha solidariedade”.
“Vera Magalhães tem que ter direito de resposta. Isso não existe. O candidato não pode atacar uma jornalista a troco de nada”, comentou a repórter Lívia Laranjeira.
Andréia Sadi também falou sobre a situação. “Bolsonaro, ao se irritar com a pergunta jornalística de @veramagalhaes sobre vacinas- ataca e- claro- o alvo é mulher“, afirmou a âncora da GloboNews, que completou: “Incrível. Ideia fixa é a mira do presidente para atacar e agredir mulher. Beijo @veramagalhaes, você é orgulho”.
Assim como Fátima Bernardes, outras jornalistas se posicionam
Ainda no Twitter, Natuza Nery desabafou: “Não me surpreende, infelizmente, o ataque de Bolsonaro a uma mulher jornalista. Desrespeitoso e agressivo. Duvido que pegue bem entre eleitoras que ele deseja (precisa) conquistar. Meu apoio, @veramagalhaes”.
“Sua pergunta foi brilhante querida Vera Magalhães e o ataque de Bolsonaro a você só prova que a pergunta foi boa”, garantiu Miriam Leitão.
Daniela Lima, da CNN Brasil, por sua vez, lembrou do cercadinho do presidente: “Bolsonaro ataca Vera Magalhães. E repisa em TV aberta o comportamento que tem contra jornalistas mulheres no cercadinho”.
Minha solidariedade à jornalista @veramagalhaes atacada durante o #debatenaband pelo candidato à reeleição Jair Bolsonaro. Não é a primeira vez que mulheres jornalistas são atacadas por esse governo
— Fatima Bernardes (@fbbreal) August 29, 2022
Faço minhas as suas palavras, @fbbreal
Não podemos mais permitir misoginia seja onde for.
Não vamos nos intimidar, mulheres são a maioria da população brasileira.
Somos fortes ! @veramagalhaes minha solidariedade.— sandra annenberg (@sandraannenberg) August 29, 2022
Incrível. Ideia fixa é a mira do presidente para atacar e agredir mulher. Beijo @veramagalhaes, vc é orgulho.
— Andréia Sadi (@AndreiaSadi) August 29, 2022
Não me surpreende, infelizmente, o ataque de Bolsonaro a uma mulher jornalista. Desrespeitoso e agressivo.
Duvido que pegue bem entre eleitoras que ele deseja (precisa) conquistar.
Meu apoio, @veramagalhaes— Natuza Nery (@NatuzaNery) August 29, 2022
Sua pergunta foi brilhante querida @veramagalhaes e o ataque de Bolsonaro a você só prova que a pergunta foi boa. #oglobonaseleicoes
— Míriam Leitão (@miriamleitao) August 29, 2022
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]