Fausto Silva autoriza e Globo pode usar marca Domingão até 2031

Fausto Silva
Fausto Silva libera uso da marca Domingão para a Globo (Imagem: Reprodução / Globo)

Sem contrato com a Globo, Fausto Silva autorizou antes da rescisão do contrato que a emissora fosse dona da marca Domingão do Faustão até 2031. Em 2018, a empresa entrou com o pedido no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) para o domínio do título.

Segundo o Notícias da TV, no primeiro momento o instituto rejeitou a solicitação porque o canal da família Marinho não anexou uma autorização do comunicador.

“A marca é constituída por nome artístico/apelido conhecido em território nacional, Faustão, e não foi apresentada autorização para seu registro como marca em favor do depositante [Globo]”, esclareceu o Inpi.

Conforme especificado na Lei da Propriedade Industrial, “não são registráveis como marca: pseudônimo ou apelido notoriamente conhecidos, nome artístico singular ou coletivo, salvo com consentimento do titular, herdeiros ou sucessores”.

Em março de 2019, quando Faustão tinha contrato com a lobo e ainda não tinha a ideia de tirá-lo do ar, a Globo enviou ao Inpi os documentos, incluindo a autorização do apresentador para o uso da marca.

Em 25 de maio de 2021, o recurso foi analisado e o registro foi concedido por 10 anos. Curiosamente, a concessão foi feita meses após o anúncio da não renovação do contrato entre as partes.

A Globo também possui os diretos das seguintes marcas envolvendo o famoso: Pegadinhas do Faustão (até fevereiro de 2023), Galera do Faustão (até dezembro de 2023), Avião do Faustão (até fevereiro de 2024), Pizza do Faustão (até fevereiro de 2029), Circo do Faustão (até dezembro de 2029), Caminhão do Faustão (até julho de 2030) e Seleção do Faustão (até dezembro de 2030).

Fausto Silva tinha acordo com a Globo até dezembro deste ano, mas por questões internas a empresa rescindiu o contrato em comum acordo com o apresentador, decisão essa revelada na última quinta-feira (17).

“Por razões estratégicas e internas, a Globo tomou a decisão de antecipar a saída”, informou a assessoria. Curiosamente, no último domingo (13), Tiago Leifert deixou claro que o desejo de todos da Globo era o retorno rápido de Faustão, naquele momento internado com infecção urinária.

“É sempre um prazer estar aqui, pena que o Fausto não está aqui, mas eu tenho certeza que deve estar assistindo a gente. Um beijo grande para você, nós amamos você. Não só a gente aqui, mas o Brasil inteiro. Melhora rápido”, pediu ele.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›