Resumo de O Direito de Nascer: Capítulos de 28/05 a 01/06

Vida de Dom Rafael está por um fio em “O Direito de Nascer” (Imagem: Reprodução)

Segunda-feira, 28 de maio

Osvaldo insiste em acusar o pai de ser o responsável pela morte de sua mãe. Alfredo, desesperado, jura que tudo não passou de um acidente, mas não consegue convencê-lo. Depois da conversa com o filho, Alfredo decide procurar Cecília e contar a ela sua versão dos fatos. Irmã Helena começa a ensaiar as crianças que vão cantar no sarau da condessa Vitória. Depois de examinar Dom Rafael, o Dr. Pezi conversa com sua assistente e com o Dr. Alberto e diz que o fim de seu paciente está próximo. Maria Helena pede permissão a Madre Superiora para visitar seu pai e confessa que ainda tem a esperança de ser perdoada por ele. Albertinho se lembra de um caso parecido com o de Dom Rafael e, sem dizer para quem é, pede para a mãe que lhe ensine o remédio caseiro com o qual ela salvou a vida de seu vizinho há muitos anos atrás. O pai de Julinha decide investigar a vida de Jorge Luiz e estranha muito ao conhecer o lugar onde ele mora.

Terça-feira, 29 de maio

Mariano, pai da Julinha, descobre o endereço do Dr. Alberto, conhece Dolores e, ao descobrir que a mãe do jovem médico é uma negra, não perde a chance de humilhá-la e até de agredi-la. Basília chega a tempo de impedir que a machuque e expulsa Mariano de sua casa. Ele vai embora indignado, taxando Alberto de caça-dotes. Enquanto isso, Alberto vai até a casa dos Juncal conversar com Conceição. Dra. Carmem descobre que o Dr. Alberto está medicando sem a autorização da ordem médica, mas decide não contar nada ao Dr. Pezi e ainda se oferece para ajudá-lo. A família de Julinha não aceita que a mãe do Dr. Alberto seja negra e se opõe ao relacionamento dos dois. Julinha diz que já sabia de tudo e que está decidida a continuar ao lado do homem que ama. Dom Rafael reage bem ao tratamento do Dr. Alberto. Maria Helena decide visitar o pai, mas sai de lá muito decepcionada por ter sido, mais uma vez, desprezada por ele e certa de que o pai nunca a perdoará. A condessa Vitória pede a Jorge Luiz que lhe dê o endereço do Dr. Alberto para que possa enviar o convite do Sarau.

Quarta-feira, 30 de maio

Jorge Luiz se oferece para levar o convite e vai embora sem dizer à condessa onde vive Alberto e sua mãe. Osvaldo está decidido a conquistar a única mulher que seu pai amou na vida e vai até o bordel assediar Cecília. Ela nega ter sido amante de Alfredo Martins e expulsa o rapaz de sua casa. Alberto vai visitar Julinha e é expulso pelos pais da garota que se não aceitam o namoro dos dois. Dom Rafael já está bem melhor e Conceição conta a ele que o Dr. Alberto salvou sua vida mais uma vez. Frei Estevão vai visitar Dom Rafael. Apesar de ainda não ter perdoado o religioso pelo que fez há dezoito anos, ele agradece ao frei por tudo que fez quando encontrou caído na estrada. Alberto volta para casa arrasado com o que aconteceu na casa da namorada e pergunta a Dolores quem são seus verdadeiros pais.

Quinta-feira, 31 de maio

Revoltado com tudo que aconteceu, Alberto confessa à Dolores que odeia sua verdadeira mãe. Mesmo vendo o sofrimento do filho, Dolores continua determinada a não quebrar a promessa que fez de nunca revelar a verdade ao Albertinho. Basília tenta, mais uma vez, fazê-la mudar de ideia e diz que por sua causa Alberto vai perder a mulher que ama. Porém, não há argumento que possa convencer Dolores e ela insiste em permanecer calada. Osvaldo perde muito dinheiro no jogo. Alfredo se preocupa com a vida que o filho leva, mas sabe que o rapaz é exatamente como ele na juventude. O Dr. Pezi visita Dom Rafael e está convencido de que sua melhora se deve ao tratamento aplicado por ele. A cada dia que passa, cresce a admiração de Conceição e Dom Rafael pelo Dr. Alberto. Alfredo recebe um convite para o Sarau na casa da condessa e decide aceitar com a intenção de que Vitória lhe dê alguma notícia de Maria Helena de Juncal. Isabel Cristina, filha de Dorinha e Ricardo, chega à casa dos avós.

Sexta-feira, 01 de junho

Isabel Cristina é uma jovem de ideias muito avançadas para o seu tempo e provavelmente vai escandalizar o avô com sua maneira de agir e pensar. Alfredo visita a condessa Vitória, mas não consegue saber nada sobre Maria Helena. Basília continua aconselhando Dolores a revelar toda a verdade antes que seja tarde demais. Mas, Dolores é teimosa e jura que nunca quebrará a promessa que fez à Virgem. Dom Rafael fica feliz ao rever a neta. Jorge Luiz chega em casa e encontra Alfredo Martins. Ele presencia o momento em que Carmela se assusta ao rever o ex- patrão e depois pergunta a ela o que Alfredo lhe fez para que tenha tanto medo dele. Alberto caminha pelas ruas de Havana completamente distraído e quase é atropelado pelo carro dirigido por Isabel Cristina. Carmela começa a contar tudo que aconteceu naquela época e acaba dizendo que Alfredo Martins é um canalha pois abandonou Maria Helena grávida. O Dr. Pezi vai à casa da condessa e acaba descobrindo que Dom Rafael está sendo tratado pelo Dr. Alberto Limonta. Depois de ouvir toda a história contada por Carmela, Jorge Luiz vai até a casa de Dolores e pergunta o que ela sabe sobre Maria Helena de Juncal.

Saiba Mais:

Resumo da novela O Direito de Nascer – Quinta, 24/05/2018

Resumo da novela O Direito de Nascer – Sexta, 25/05/2018

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.