Gênesis: Após críticas pelo excesso de violência, Record adota medida extrema

Gênesis
Record muda roteiro para evitar críticas por excesso de violência em Gênesis (Imagem: Blad Meneghel / Record)

A Record se rendeu às críticas que recebeu pelo excesso de violência nas cenas de Gênesis e reescreveu o trecho em que Esaú, interpretado por Breno Morais e Cirillo Luna, parte para cima da sua esposa Basemate, viva por Paula Jubé, após ser enganado por Jacó, personagem de Enzo Barone e Miguel Coelho.

As sequências com agressão física presentes nos roteiros foram eliminadas da novela bíblica de Camilo Pellegrini, Stephanie Ribeiro e Raphaela Castro. Não é de hoje que a emissora está preocupada com o andamento do folhetim no que diz respeito ao conteúdo de parte da trama bíblica. Algumas cenas consideradas fortes pelos bispos foram canceladas ou tiradas de capítulos prontos.

O incesto envolvendo Ló (Emilio Orciollo Netto), Paltith (Polliana Aleixo) e Tamires (Debora Ozóio), por exemplo, foi suprimido.

Eu não conhecia essa passagem bíblica”, admitiu Emilio em entrevista à Patrícia Kogut. “Acabei me aprofundando e conhecendo mais. É um personagem difícil e muito complicado por essa questão toda com as filhas e com a mulher. Volto a dizer, foi um grande desafio. Minha participação já acabou, mas foi um prazer poder contar essa história”, disse.

É uma equipe muito profissional e bem capacitada. Então, todos nós — entre autores, equipe técnica, atores e direção — tivemos um cuidado intenso. Cuidado, disponibilidade, disciplina e parceria para poder contar uma história tão difícil e delicada. Também havia muito respeito entre os atores e os profissionais envolvidos”, afirmou.

Foi tudo intenso, delicado e difícil de fazer. Mas o mais importante é a disponibilidade no trabalho do ator. Tanto a Polliana quanto a Debora, duas atrizes que fizeram muito bem essas personagens, me ajudaram bastante. Foi um desafio com sensação de missão cumprida”, descreveu.

Além desse trecho, a direção do canal paulista retirou uma sequência que mostraria um sacrifício. A decisão foi tomada com base no próprio público, que reclamou do excesso de violência. Isso, claro, refletiu na audiência. Os trechos citados são do Antigo Testamento.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›