Globo e a reinvenção do jornalismo contra o sensacionalismo durante a pandemia

Globo
William Bonner apresenta o Jornal Nacional (Imagem: Reprodução / Globo)

A pandemia de Covid-19 trouxe uma série de mudanças no jornalismo de várias emissoras do Brasil – e do mundo, também. Diante deste momento em que as pessoas buscam informações a todo instante para sanar dúvidas e curiosidades acerca de uma doença desconhecida e avassaladora, a Globo decidiu mudar sua programação durante todo o dia e investir no jornalismo.

No entanto, diferente do que podemos ver em alguns canais, a emissora apostou na prestação de serviços e, claro, no combate às notícias falsas de forma sensata.

Tal ajuste de programação mostrou que a Globo optou pelo jornalismo sem apelo e, diante dos dados de audiência, mostrou que conseguiu reerguer a faixa vespertina, a do Jornal Hoje, instável por conta da concorrência com a Record e o SBT.

Além dos matinais Bom Dia São Paulo e Bom Dia Brasil, que tiveram mais destaque na programação com o aumento de tempo para dar mais informações aos telespectadores, a Globo criou o programa Combate ao Coronavírus, apresentado por Márcio Gomes. Na atração de Gomes, infectologistas e médicos eram presenças corriqueiras a fim de elucidar dúvidas e trazer mais informações sobre a doença que crescia silenciosamente.

Na parte da tarde, o Jornal Hoje, que se via em segundo lugar de audiência, sentiu o gosto da liderança como nunca viu nos últimos meses. Com uma linha editorial mais “clean”, sem muito apelo ou sensacionalismo, o JH decolou.

À noite, o Jornal Nacional mostrou seu conteúdo começando às 20h30 e ultrapassando uma hora de duração. O telejornal comandado por Renata Vasconcellos e William Bonner também viu seus números de audiência crescerem, engolindo seus concorrentes no horário.

Bonner e Vasconcellos não poupam críticas às atitudes do Governo Federal diante das medidas adotadas pelo combate da pandemia. O telejornal tem ganhado força nas redes sociais diante das acusações que vem fazendo e, com isso, ampliado ainda mais sua repercussão. Vale ressaltar que a Globo não está alinhada com o Palácio do Planalto.

As mudanças, feitas logo no começo da pandemia, resultaram em uma disparada de audiência da Globo. Resta saber se com o fim da doença, ou quando a quantidade de informações saturar, o público se manterá fiel aos noticiários.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Reuber DiirrReuber Diirr
Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do 17º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta (Globo ES), teve passagens pela Record News ES, TV Gazeta ES e RedeTV! SP. Além disso, produz conteúdo multimídia para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!