A pandemia do novo coronavírus vai provocar reflexos em toda a programação da Globo. A emissora fará uma reunião na tarde de hoje (16) para oficializar as alterações. Entre essas mudanças, está a provável suspensão de Amor de Mãe.
VEJA ESSA
Conforme relato do jornalista Daniel Castro, do site Notícias da TV, a novela das 21h teria um encerramento de temporada ao final desta semana. A medida seria uma consequência da interrupção das gravações. Neste cenário, o folhetim de Manuela Dias só voltaria ao ar quando o risco de transmissão estiver sob controle.
Oficialmente, no entanto, a Globo ainda não crava que a suspensão de Amor de Mãe realmente irá acontecer. A respeito dessa possibilidade, a coluna fez contato com a comunicação da emissora. Recebeu, de volta, a seguinte resposta.
“Não há nada confirmado. Os executivos da Globo passaram o fim de semana acompanhando a situação e avaliando vários cenários. Haverá uma reunião hoje reunindo a Programação do canal Globo, o Jornalismo e os Estúdios para novas decisões relacionadas à grade. Assim que elas forem tomadas, todos serão comunicados”.
O novo coronavírus além da suspensão de Amor de Mãe
Os efeitos da pandemia de coronavírus vão muito além da provável suspensão de Amor de Mãe. A medida também pode acarretar no adiamento da estreia de Nos Tempos do Imperador, além da pausa na exibição de Salve-se Quem Puder. Por enquanto, porém, tudo não passa de especulação.
Para além da dramaturgia, o Mais Você está cancelado por tempo indeterminado, cedendo espaço a uma versão ampliada do Bom Dia Brasil. A jornalista Patrícia Kogut informa que a decisão também tem por objetivo preservar a saúde de Ana Maria Braga.
Os programas de entretenimento que foram mantidos na grade estão indo ao ar sem a presença da plateia. Ontem, pela primeira vez em quase 31 anos, Faustão não recebeu caravanas no estúdio. Na manhã desta segunda-feira (16) foi a vez de Fátima Bernardes comemorar 2000 edições do Encontro sem o público.
Sem esporte
Vale lembrar que a direção de programação da Globo também vai ter que suprir as lacunas deixadas pelo cancelamento de competições esportivas e eventos musicais. Na tarde de domingo (15), a Confederação Brasileira de Futebol suspendeu a realização de campeonatos nacionais.
Federações estaduais dispõem de autonomia para tomar suas próprias decisões. A esta altura, porém, já é possível oficializar que os campeonatos paulista e mineiro serão paralisados por tempo determinado. Também por conta disso, o Globo Esporte deixa temporariamente a grade a partir desta terça-feira (17). As notícias serão incorporadas aos jornais locais.
Antes disso, a Conmebol já havia decretado a suspensão dos jogos da Copa Libertadores e das primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar. A pandemia de Coronavírus também afetou o calendário do Mundial de Fórmula 1, com a não realização das primeiras etapas.
Também para evitar a aglomeração de pessoas, o Festival Lollapalooza, que aconteceria no início de abril, foi adiado para dezembro deste ano. Em meio a esse clima de incertezas, não restam dúvidas de que as próximas semanas serão bastante movimentadas. Mais do que isso, trarão surpresas para quem gosta de televisão!
Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.