Globo insiste em formato insosso e marca a volta de Mestre do Sabor

Mestre do Sabor
Mesmo com formato insosso, Mestre do Sabor volta sem mudanças (Foto: Divulgação / Globo)

Mesmo com um formato insosso – que afugentou o público na primeira temporada – a Globo marcou, de forma oficial, a estreia da segunda temporada do reality culinário Mestre do Sabor.

A reestreia está confirmada para 30 de abril, na mesma faixa horária – às quintas, após a novela das 21h. O grande campeão será conhecido 13 episódios depois, no programa que vai ao ar em 23 de julho.

Comercialmente, a aposta foi considerada um sucesso, mas a mesma empolgação não se refletiu entre os telespectadores. Nem o título de pior audiência da primeira linha de shows em 2019 motivou a Globo a fazer alterações drásticas no formato.

A dinâmica – que privilegia um ambiente de cozinha mais saudável, sem tanta pressão sobre os concorrentes – permanece a mesma. Serão seis fases: Prova de Entrada, Batalha dos Chefs, Duelo, Na Balança, Semifinal e Final.

Mestre do Sabor foi a aposta tardia da Globo no segmento de realities culinários como programa independente. Antes disso, esse segmento era muito explorado pela concorrência, vide o sucesso de Masterchef, na Band, e Bake Off, no SBT. Na emissora líder, foram desenvolvidos vários formatos para o Mais Você.

Sem mudanças no Mestre do Sabor

Além do formato, vale dizer que nenhuma mudança vai acontecer na apresentação ou no juri de Mestre do Sabor. Na prática, isso significa que Claude Troisgos, Batista, José Avillez, Kátia Barbosa e Léo Paixão seguem nos seus respectivos postos.

Que marravilha… (ou não!)

Em treze episódios exibidos no ano passado, Mestre do Sabor ultrapassou a barreira dos 20 pontos uma única vez. Curiosamente, isso aconteceu no programa que contou com a participação especial de Ana Maria Braga.

Nem mesmo o sucesso de A Dona do Pedaço que, em meados de outubro caminhava para a sua reta final, foi capaz de conter a fuga de público. A média final da temporada ficou em 17,72 pontos. Os piores desempenhos foram registrados nas duas primeiras semanas de dezembro, com 15 e 14,8 pontos, respectivamente.

Última vaga

Com a confirmação da volta de Mestre do Sabor, fica restando, praticamente, uma única vaga na linha de shows nesse primeiro semestre. A Globo ainda não se manifestou de maneira oficial, mas é bastante provável que as noites de terça sejam ocupadas pela nova temporada de Segunda Chamada.

Repete-se, então, o desenho de grade do último trimestre de 2019. Resta, portanto, descobrir o que a Globo vai programar para a faixa II das terças. Às quintas, o reality culinário fará dobradinha com o Lady Night, que também chega ao fim em 23 de julho.

Falando em Segunda Chamada…

Segunda Chamada
Gravações da nova temporada de Segunda Chamada já começaram (Maurício Fidalgo/ Globo)

As gravações da segunda temporada, que terá doze episódios, já começaram. Se, no ano passado, o foco foram alunos carentes, a proposta agora é retratar pessoas em situação ainda mais precária.

Segunda Chamada traz à tona temas como abusos e intolerância racial, alcoolismo, adoção, transtornos e, claro, os problemas da educação pública.

É um privilégio estar fazendo a segunda temporada dessa série, que trata de temas tão relevantes. Temos agora novos alunos e, portanto, novos atores, que irão protagonizar histórias muito interessantes e emocionantes, assim como os nossos professores”, conta Joana Jabace, responsável pela direção artística da obra.

Xuxa na estreia de Sabrina

Xuxa e Sabrina gravaram para a estreia do novo Domingo Show (Foto: Antonio Chahestian/Record TV)

Mudando de canal, Sabrina Sato gravou hoje um dos quadros da estreia do novo Domingo Show, em 8 de março. Para isso, ela recebeu Xuxa Meneghel e Gretchen.

No mesmo dia, a mãe de Sasha também estreia a segunda temporada do The Four Brasil. As apresentadoras prometem se esforçar para mudar o estigma de tristeza que ronda os finais de semana da Record. “Domingo é quando ficamos procurando o que ver, e a nossa programação está ainda mais divertida!”, afirmou a loira.

Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.
WordPress Lightbox