A partir desta segunda-feira, 30, a GloboNews amplia sua programação ao vivo em cerca de cinco horas, “reforçando o compromisso de oferecer a maior cobertura jornalística dos principais assuntos do Brasil e do mundo”. Além da estreia do “GloboNews Em Ponto”, com José Roberto Burnier, das 6h às 9h, o canal amplia o “Edição das 10h” e o “Estúdio i”. Ainda, a reformulação do “Edição das 16h”, a estreia do “Central das Eleições” e a “diluição” do “Conta Corrente” nos noticiários da casa.
“O objetivo é estar cada vez mais ao vivo, trazendo em tempo real as principais notícias e informações importantes para o dia a dia do assinante. Este período pré-eleitoral é muito oportuno para essa reformulação na grade. Com a ampliação dos telejornais, a cobertura política será ainda mais completa e dinâmica”, explica Miguel Athayde, diretor da GloboNews desde janeiro – em substituição a Eugenia Moreyra, que se aposentou, após dedicar os últimos seis anos ao canal.
O destaque fica por conta, claro, da chegada de José Roberto Burnier, então repórter especial do “Jornal Nacional”, com o “GloboNews Em Ponto”. “A proposta é fazer um jornal descontraído, com muita notícia ao vivo, análise e comentários de um elenco de convidados. A notícia terá prioridade total, mas queremos transmitir isso da forma mais espontânea possível, com repórteres ao vivo de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e outras cidades do Brasil”.
Para falar sobre política, foram escalados Julia Duailibi (ex-Band) e Octavio Guedes – este último também dará um panorama das notícias do Rio de Janeiro. Samy Dana falará sobre negócios e finanças pessoais duas vezes por semana; a cobertura de economia também contará com entrevistas diárias com especialistas. Na área internacional, entradas diárias de Rodrigo Alvarez, com apoio dos correspondentes Guga Chacra e Carolina Cimenti, e participações de Ariel Palácios.
Urna
Já o “Central das Eleições” contará com Cristiana Lôbo, Heraldo Pereira, Miriam Leitão, Mônica Waldvogel e Natuza Nery na apresentação, em esquema de revezamento, além de comentaristas e repórteres do canal. O programa promoverá sabatinas, debates e entrevistas especiais de segunda-feira a sexta-feira; nesta primeira semana, o “Central” entra no ar meia hora mais cedo, às 22h30.
A mudança se dá por conta das sabatinas com os cinco pré-candidatos a presidente com maiores índices de intenção de voto para o primeiro turno, de acordo com a pesquisa Ibope divulgada no dia 28 de junho: Álvaro Dias (Podemos), no dia 30; Marina Silva (Rede), dia 31; Ciro Gomes (PDT), 1º de agosto; Jair Bolsonaro (PSL), 2 de agosto; e Geraldo Alckmin (PSDB), 3 de agosto.
Repaginada
Em meio às mudanças, o “Edição das 16h” estreia novo cenário e a série “Inovação na Saúde”, com cinco reportagens especiais da apresentadora Christiane Pelajo. “Gosto de ir às ruas fazer matérias sempre que posso. Sou apaixonada pelo tema saúde e me impressiona a evolução da área nos últimos anos. Por isso, resolvi mergulhar nesse universo”, conta.
Por fim, a presença do “Conta Corrente” em todos os jornalísticos da GloboNews, contando com Carlos Alberto Sardenberg, Flávia Oliveira, João Borges, Julia Duailibi, Juliana Rosa, Mônica Waldvogel, Natuza Nery, Rosana Cerqueira, Samy Dana e Valdo Cruz, repercutindo informações sobre economia, mercados e finanças no Brasil e no mundo. Com a mudança, o “Em Pauta” passa a ser exibido das 20h às 21h30.
Saiba Mais:
Tiago Leifert deve abandonar de vez o “Central da Copa”
Narrador minimiza polêmica após acusar Luís Roberto de plágio e elogia colega
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.