Inspiração para A Força do Querer, Tarso Brant revela como novela afetou sua vida

Tarso Brant
Tarso Brant, inspiração para a personagem Ivan/Ivana de A Força do Querer (Imagem: Divulgação / Globo)

Inspiração da autora Glória Perez para conceber a personagem Ivana de A Força do Querer, Tarso Brant revelou, em entrevista ao jornal Extra, que hoje em dia há um maior entendimento das pessoas sobre a transexualidade, mas reconheceu que ainda há muito o que mudar. 

“A aceitação e compreensão das pessoas quanto a esse assunto se tornaram mais visíveis. Após o tema ficar em evidência, muitas coisas mudaram para um lado mais positivo. Acredito que ainda tem muita coisa a ser trabalhada, a sociedade está se adaptando aos poucos com essa possibilidade, de ser e de existir. Estão se adequando para lidar da melhor forma sobre o tema, que é delicado”, ponderou ele. 

Assim como a personagem de Carol Duarte na novela originalmente exibida em 2018 e atualmente em reprise no horário das 21h da Globo, o ator trans passou por muitos dilemas até descobrir sua verdadeira identidade de gênero.  

Tarso contou ainda que o tema, considerado como tabu na época, foi bem aceito por ele, justamente por ser uma questão pouco debatida e que muitos haviam ouvido falar a respeito pela primeira vez ao assistir a novela. Ele, que chegou a fazer uma participação na trama, disse que a exposição serviu para aprimorar ainda mais a carreira artística: “Sempre quis ser artista. Mas, depois da evidência, aproveitei a oportunidade para explorar mais as minhas habilidades artísticas”.

“De lá para cá, fiz peças de teatro, tive bastante trabalho, mais na área comercial e clipes. Fiz testes, mas não tinha rolado ainda um convite oficial (para voltar à TV). É uma coisa que estou na expectativa de voltar no ano que vem”, adiantou. 

Enquanto não volta para a telinha, Tarso se tornou uma espécie de porta-voz das pessoas trans, trazendo informações sobre esse universo para o público. Conta com mais de 600 mil seguidores no Instagram e um canal no YouTube.

É pelas redes que ele divide com os fãs um pouco de sua rotina de exercícios. É focado na dieta e no treino. Segundo o ator, um processo de prevenção: por conta da hormonização para mudar o corpo, precisa se cuidar, já que, segundo ele, isso o torna mais suscetível a ter problemas de saúde. A parte estética acaba sendo consequência.

“A hormonização (processo que reduz características atribuídas ao gênero designado ao nascimento e induz as características desejadas pela pessoa) faz o seu corpo agir de uma forma que ele não esta acostumado biologicamente. Você ensina ele a funcionar de uma forma diferente. É como se dissesse: ‘olha, eu nasci sendo 110, mas sou 220 e meu corpo aguenta os 220’. Então vou dar todo o suporte necessário para que ele funcione assim, com saúde. Tenho tendência a ter uma longevidade mais curta, se eu não me cuidar. Então eu vou mais pela prevenção, precaução e qualidade de vida”, explicou.

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.