Jornalismo da Record cresce em junho com cobertura do caso Lázaro

Record
Luiz Bacci no estúdio do Cidade Alerta; jornalísticos da Record ganharam audiência em junho com cobertura do caso Lázaro (Imagem: Edu Moraes / Record)

A busca pelo criminoso Lázaro Barbosa, encerrada no último dia 28 com a morte dele em confronto com a polícia, fez a audiência dos jornalísticos da Record disparar. Fala Brasil, Balanço Geral SP, Cidade Alerta, Jornal da Record e Domingo Espetacular cresceram consideravelmente no comparativo entre maio e junho com o destaque dado à fuga de Lázaro e ao trabalho dos policiais.

O Fala Brasil acumulou 4,2 pontos em junho, o melhor resultado dos últimos 14 meses. O noticiário de Mariana Godoy e Sergio Aguiar cresceu 13,5% diante dos 3,7 de média atingidos em maio. O Balanço Geral alcançou 8,6 no mês passado, o mais elevado índice no período de 21 meses. O policialesco de Reinaldo Gottino subiu 14,6% quando comparado ao mês anterior, então com 7,5.

O Cidade Alerta de Luiz Bacci, que passou horas com elucubrações sobre o bandido, suas táticas e sua rendição, anotou 8,7 em junho ante 7,9 de maio. Trata-se da maior média desde maio de 2020. O Jornal da Record com Christina Lemos e Luiz Fara Monteiro amealhou 10,2 no último mês contra 9,6 do anterior. Foi o melhor número em praticamente cinco anos.

Por fim, o Domingo Espetacular de Carolina Ferraz e Eduardo Ribeiro, onde Roberto Cabrini apresentou grandes reportagens sobre Lázaro. Foram 9,6 pontos em junho, o desempenho mais satisfatório do ano, versus 8,8 de maio.

Casa nova

TV Tem
Daniel Schafer, âncora da TV Tem Bauru; afiliada da Globo renova cenários de telejornais (Imagem: Divulgação / TV Tem)

A TV TEM, afiliada da Globo presente em 318 municípios do interior do Estado de São Paulo, lançou novos cenários nesta quarta-feira (7). Os telejornais ganharam uma identidade visual mais tecnológica, ampla e clean. Eles têm um novo pacote gráfico, que atrelado ao cenário maior, oferece uma experiência visual nova. Outra novidade é que os jornalísticos estão com uma nova trilha sonora e iluminação temática (azul, cinza e amarelo).

Os informativos também contam com uma nova bancada, que dará maior liberdade de movimento aos apresentadores, que poderão circular pelo estúdio. Os monitores e um telão agora permitem que diferentes imagens sejam exibidas simultaneamente, deixando os jornais mais dinâmicos.

Papo musical

Sula Miranda é a convidada especial do programa Coisa de Crente, da plataforma de streaming NETFÉ.TV, de hoje. Na atração, a artista vai falar da carreira musical, sua experiência como apresentadora e da relação familiar com a irmã Gretchen e com o sobrinho Thammy, além do desafio de interpretar a sacerdotisa Quirá de Gênesis, da Record.

Mercado internacional 1

A saga de Maria da Paz (Juliana Paes) já tem data para chegar em território argentino. Sucesso exibido em 2019 na Globo, A Dona do Pedaço, que ganhou o título de Dulce Ambición (Doce Ambição) para o mercado latino, começará a ir ao ar neste mês de julho, na Telefe. As chamadas do folhetim já estão sendo exibidas na programação do canal. A expectativa é que a trama tenha o mesmo sucesso que conseguiu em países como Bolívia, Costa Rica, Portugal e Estados Unidos.

Mercado internacional 2

E as novelas não são as únicas possibilidades da Globo se destacar no mercado internacional neste ano. Sucesso das últimas semanas no Globoplay, O Caso Evandro promete ser vendido para vários países. Ele acaba de ser lançado para veículos de comunicação espalhadas pelo mundo. Rebatizado de Uma Trama Diabólica, o documentário lançado neste ano fala sobre o emblemático caso do desaparecimento e morte de um menino de seis anos, no sul do país, na década de 1990.

Perfil

Salve-se Quem Puder
Bernardo de Assis celebra sucesso de Catatau e parceria com Juliana Alves em Salve-se Quem Puder (Imagem: Oseias Barbosa)

O capítulo de Salve-se Quem Puder previsto para a próxima quarta-feira (14) contará com o beijo de Renatinha (Juliana Alves) e Catatau, personagem de Bernardo de Assis. O office-boy da Labrador ganhou destaque durante a trama de Daniel Ortiz com cantadas baratas que fizeram Renatinha, enfim, desistir de Rafael (Bruno Ferrari). Acontece que a secretária sempre menosprezou Catatau por ele “ser mulher”.

O personagem é, assim como Bernardo, um homem trans. “Estar em uma novela em rede nacional faz com que corpos trans sejam vistos e naturalizados na televisão. Isso é uma abertura de portas e uma desconstrução de pré-conceitos“, celebra. O ator também comemora a parceria com Juliana: “Trocamos bastante em relação aos nossos personagens dentro e fora de cena. Esse clima de parceria é visto no vídeo“.

Nos palcos desde a mais primeira infância, Bernardo de Assis sempre se deixou impactar de todas as formas pelo trabalho. Não foi diferente agora, com as gravações da trama da Globo em meio à pandemia de Covid-19. “Foi um período de adaptações e desafios, ao mesmo tempo que foi muito bom poder voltar a gravar e rever as pessoas. A saudade da rotina de trabalho estava enorme“, afirma.

Duh Secco e Luiz Fábio Almeida
A coluna Curto-Circuito é assinada por Duh Secco e Luiz Fábio Almeida, editores-assistentes do RD1 e reúne, de terça a sábado, logo cedinho, o que é e vai virar notícia nas próximas horas envolvendo os movimentados bastidores da TV.
Veja mais ›