Lula exalta carreira de Jô Soares na TV; Bolsonaro ressalta diferenças ideológicas

Jô Soares
Jô Soares é homenageado por políticos (Imagem: Reprodução / Globo)

Jô Soares morreu nesta sexta-feira (5), aos 84 anos, e sua história foi alvo de diversas homenagens, de canais de TV, como Globo e SBT, de famosos, como Fábio Porchat e Ana Maria Braga, e políticos, como o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

publicidade

No Twitter, Lula compartilhou a vez em que esteve no Programa do Jô e destacou a importância do comunicador na TV. “Jô Soares foi um dos atores, autores comediantes e entrevistadores mais talentosos da história do Brasil”, disse.

O candidato à presidência da República contou que os talentos e atividades de Jô “eram tantos que desafiavam categorias”. Lula ressaltou que Soares era uma pessoa generosa “que por anos conduziu entrevistas que foram um importante espaço de debate para o país”.

publicidade

Veja Também

“Fui entrevistado por ele várias vezes, sempre com independência e disposição de ouvir o entrevistado. O Brasil hoje, nesse momento tão difícil, perde uma parte do seu humor, talento e inteligência. Mas nunca esquecerá da obra que nos deixou Jô Soares”, finalizou.

Em sua rede social, Bolsonaro disse que “independentemente de preferências ideológicas”, Jô Soares foi uma grande personalidade brasileira “que conquistou a todos com seu modo cômico de discutir assuntos profundos”.

“Que Deus conforte a família e o acolha com a cordialidade que o próprio Jô recebia a todos”, declarou. O político argumentou que Jô sempre fez bom uso do “seu direito de livre expressão”.

O presidente lembrou que foi criticado várias vezes por Jô. “Por muitas vezes teceu duras críticas contra mim, inclusive. Mas foi por viver num país livre, não em um regime autoritário, que ele pode exercê-lo integralmente. Essa é a beleza da democracia”, apontou.

publicidade

“No fim das contas, as divergências pouca diferença fazem na hora de nossa partida para perto de Deus. O que fica são as nossas obras, e Jô Soares deixa para o Brasil um exemplo de postura, elegância e bom humor, e, por isso, tem o meu respeito”, encerrou.

Além de Lula e Bolsonaro, políticos se manifestam em homenagem a Jô Soares

A ex-presidente Dilma Rousseff compartilhou um desabafo sobre a sua admiração por Jô. “Escritor notável, humorista brilhante e um entrevistador sensível, Jô foi um artista e intelectual de grande dimensão”, iniciou.

Dilma lembrou a época do impeachment, quando eu estava “sob intenso ataque da mídia e dos adversários políticos”, e expôs que pouco antes do processo de impeachment, em abril de 2016, Jô “abriu seu programa para me entrevistar”.

publicidade

“Foi uma conversa respeitosa e muito importante. Jô foi a única voz dentro da Globo disposta a me ouvir naquele momento. E disso eu não me esqueço. Ele foi um democrata e era um artista de princípios”, contou.

Simone Tebet, candidata à Presidência pelo MDB, afirmou que os personagens de Jô “marcaram nossas vidas e o Brasil aprendeu muito com sua inteligência. Meus sentimentos aos familiares e amigos”.

Ciro Gomes, do PDT, reforçou que “o Brasil amanheceu muito triste, com menos motivo para rir e menos ágil no pensar”, e completou: “Uma das nossas maiores referências de inteligência, talento e humor. Descanse em paz querido Jô e receba, de todos nós, aquele carinhoso e agradecido beijo bem gordo”.

publicidade

Candidato a vice-presidente pela chapa de Lula, o ex-governador Geraldo Alckmin acrescentou: “Jô Soares, nos deixa um legado de devoção à literatura, ao teatro, à música e ao entretenimento. Jô fez por mais de uma década do sofá de seu programa na TV, um pouco do sofá da casa de cada brasileiro”.

Confira:

publicidade

publicidade

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo CarvalhoPaulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email paullocarvalho19@gmail.com.