O público do amistoso Inglaterra x Brasil percebeu algo inédito nas transmissões internacionais. No último sábado (23), parte dos milhões de telespectadores da Globo repararam e comentaram uma mudança curiosa nas placas de publicidade a cada corte de câmera.
A emissora da família Marinho, assim como outros canais de TV donos dos direitos de transmissão, tem se apoiado em um mecanismo chamado Digital Overlay.
Assim, as placas de LED que são visíveis no estádio são sobrepostas por propagandas diferentes que podem ser direcionadas a mercados específicos, como o brasileiro. As informações são do UOL Esporte.
Novidade em palcas de publicidade faz Globo faturar milhões
A geradora de imagens faz o trabalho normalmente, envia o sinal específico e cada emissora de TV, como a líder de audiência no Brasil, consegue colocar no ar os seus patrocinadores. A ferramenta, contudo, só funciona com a câmera principal da transmissão.
Quando o diretor de TV corta para uma outra câmera, automaticamente a publicidade muda para a versão local, no caso do último sábado, para o público inglês.
A prática é vista no Campeonato Alemão, Italiano, Espanhol, entre outros pelo mundo. Por isso marcas brasileiras costumam aparecer em jogos importantes de La Liga, Série A, entre outras.
A ferramenta garante para a Globo ou qualquer outra emissora de TV consiga manter os seus patrocinadores em jogos internacionais. Algo semelhante deverá ser visto na Copa América, que será realizada nos Estados Unidos, entre junho e julho deste ano.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].