Um dos pioneiros do funk no Rio de Janeiro, MC Marcinho morreu neste sábado (27), aos 46 anos. O cantor estava internado desde junho passado e enfrentava problemas cardíacos.
VEJA ESSA
Chamado de Príncipe do Funk e conhecido por ter sido um expoente da vertente melody e romântica do funk, o artista faleceu em decorrência da falência múltipla de órgãos.
“O Hospital Copa D’Or confirma com pesar a morte da paciente Marcio André Nepomuceno Garcia na manhã deste sábado(26), às 9h10, em decorrência da falência múltipla de órgãos. O hospital se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda”, salientou a nota daRede D’Or.
O famoso, cabe lembrar, é conhecido por muitos hits, como Rap do Solitário, Princesa, Glamurosa e Garota nota 100.
Filho de sambista e criado em Bangu, na Zona Oeste do Rio, MC Marcinho sempre foi um frequentador dos bailes funks. Ainda na adolescência, ele escreveu o seu primeiro rap para um festival de galeras: o Rap do Solitário, que o consagrou vencedor da disputa.
Já nos anos 1990, ao lado da namorada, a MC Cacau, ele montou uma dupla, que lançou o CD Porque te Amo (1997), pela gravadora Afegan, do DJ Marlboro.
O cantor estava no CTI desde 10 de julho, após sofrer uma parada cardíaca. Os médicos vinham tentando salvá-lo com diversos procedimentos. Neste sábado, ele não resistiu.
MC Marcinho fez homenagem para Xuxa na carreira
O artista é da geração de funkeiros que explodiu nacionalmente na década de 1990, época do auge da Furacão 2000. Ele fez sucesso em vários programas de auditório ao lado do DJ Marlboro, Claudinho e Buchecha, Copacabana, Latino, entre outros.
“Minha geração eu acho que as letras eram mais bem elaboradas, eram uma letra mais consciente e tal”, comentou à Globo, em determina ocasião.
Em entrevista a Pedro Bial, em 2022, ele chegou a falar da gratidão à duas apresentadoras: Xuxa e Regina Casé. Ele até explicou que Glamurosa é inspirada na Rainha dos Baixinhos.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]