Morre o ator Turíbio Ruiz, aos 89 anos, vítima de AVC

Turíbio Ruiz
Turíbio Ruiz como Ruriá, em Araguaia; veterano partiu aos 89 anos (Imagem: Divulgação / Globo)

O ator Turíbio Ruiz faleceu na madrugada deste sábado (25), vítima de um acidente vascular cerebral. Turíbio partiu aos 89 anos; de acordo com informações do portal G1, ele foi sepultado em Poá, na região metropolitana de São Paulo, onde nasceu.

Ao longo dos muitos anos de carreira, Ruiz acumulou passagens por Band, Excelsior, Globo e SBT. Marcou presença em Redenção (1966), a mais longa novela da TV brasileira. Chegou à emissora-líder em 1968, participando de tramas da era Glória Magadan.

Entre a década de 1970 e os anos 1980, transitou por Globo com Plantão de Polícia (1979), pela Band em Um Homem Muito Especial (1980) e pelo SBT com Alegria 81 (1981). Com Gilberto Braga, fez Corpo a Corpo (1984), Vale Tudo (1988) e O Primo Basílio (1988).

Na estação de Silvio Santos, integrou o elenco dos humorísticos Ô… Coitado (1999) e Meu Cunhado (2004), além da novela Marisol (2002). Seus últimos trabalhos foram no canal dos Marinho: Desejo Proibido (2008), Caminho das Índias (2009) e Araguaia (2010) – nesta, como o índio Ruriá.

Além de trabalhar na televisão, Turíbio Ruiz atuou como apresentador, dublador de filmes e séries e radialista. Passou ainda pelo teatro, incentivado pelo pai. Turíbio deixa três filhos.

Nas redes sociais, Marcos Caruso homenageou o colega, com quem dividiu os louros da peça Trair e Coçar é só Começar. “Turíbio Ruiz, obrigado pelos anos de risada. O céu hoje te aplaude. Ele foi um dos responsáveis pelo enorme sucesso de Trair e Coçar é só Começar. Obrigado, obrigado”, declarou Caruso.

Confira:

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.