Morre o escritor Ziraldo, criador de O Menino Maluquinho, aos 91 anos

Paulo Carvalho

Revisado por: Luiz Fábio Almeida

06/04/2024

Ziraldo
Ziraldo morre aos 91 anos anos no Rio de Janeiro (Imagem: Reprodução / Globo)

Um dos nomes mais importantes do jornalismo do país, Ziraldo morreu na tarde deste sábado (6), aos 91 anos. O desenhista faleceu dormindo, em seu apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, por volta das 15h.

A informação do falecimento de Ziraldo foi confirmada pela família. Amigo de Jô Soares (1938-2022), ele foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, nos anos 1960, um dos veículos que mais bateu de frente com a ditadura militar no Brasil.

Ziraldo conseguiu o primeiro espaço no jornalismo aos 6 anos

Nascido em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), foi lá que Ziraldo Alves Pinto passou a infância ao lado de sete irmãos. Ele foi batizado com a combinação do nome da mãe, Zizinha, com o nome do pai, Geraldo.

Apaixonado por livros, o mocinho teve seu primeiro desenho publicado quando tinha 6 anos de vida, em 1939, no jornal A Folha de Minas. A carreira começou oficialmente na década de 1950, na revista Era Uma Vez.

Em 1954, promoveu uma página de humor em A Folha de Minas, 15 anos depois do primeiro desenho. Em 1957, formado em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais, o chargista entrou para A Cigarra e, depois, para O Cruzeiro.

Sempre citado em programas da Globo, Ziraldo passou pelo Jornal do Brasil, onde apostou em charges políticas e cartuns. A partir daí o público tomou gosto por personagens como Jeremias, o Bom, Supermãe e Mineirinho. Em O Pasquim, ele deu vida ao inesquecível Graúna, Os Fradins e Ubaldo.

Em 1969, depois de ter sido detido em casa e levado para o Forte de Copacabana, Ziraldo lançou o primeiro livro infantil, FLICTS. Em 1979, começou sua dedicação ao mundo dos livros infantis e, em 1980, nasceu O Menino Maluquinho, o seu grande sucesso.

Com Vilma Gontijo, ele teve três filhos: Daniela, Fabrizia e Antônio.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].