“O Máscara” marcou época (Imagem: Reprodução / YouTube)

Preparado para voltar no tempo? Resgatamos algumas aberturas de desenhos animados que marcaram gerações. Sim, vamos juntos retornar ao passado com clássicos que fizeram a cabeça de muitas crianças. Relembre e divirta-se!

DUCK TALLES   

“Aí vem um furacão. Vem, emoção!”. Com uma das mais emblemáticas aberturas de desenhos animados de todos os tempos, “Duck Tales” (“Duck Tales – Os Caçadores de Aventuras”, no Brasil), criado em 1987, conta a história do Tio Patinhas e seus sobrinhos, Huguinho, Zezinho e Luizinho.

Inspirado nos quadrinhos, o desenho teve 100 episódios. No Brasil, com dublagem da Herbert Richers, o SBT exibiu a animação em vários programas infantis. A Globo também transmitiu o título dentro da “TV Globinho”. Em 2015, no entanto, a animação ganhou uma repaginada e novos traços, o que mexeu com a memória afetiva de muita gente. Confira a antiga e a atual abertura!

CAVERNA DO DRAGÃO 

Ícone da TV como um desenho que “nunca acabou”, “Dungeons & Dragons” (“Caverna do Dragão”, no Brasil) é uma animação cheia de polêmicas. O desenho possui 27 episódios divididos em três temporadas. Coproduzida pela Marvel Productions, TSR e Toei Animation, com base no jogo de RPG de mesmo nome, “Caverna do Dragão” foi transmitida pela rede americana CBS entre 1983 e 1985.

A trama girava em torno de seis crianças americanas, que viviam nos anos 1980 e tentavam retornar ao seu mundo de origem após serem misteriosamente levadas para o Reino de Dungeons & Dragons durante um passeio em uma montanha-russa. Embora tenha feito grande sucesso no Brasil, a série foi cancelada.

O criador do seriado, Gary Gygax, explicou o término do desenho em entrevista à revista “Herói 2000”, em novembro de 1999: “Em 1985, a equipe responsável pelo desenho se reuniu com os executivos da temporada seguinte. Os seis jovens – mais velhos e mais experientes – seriam chamados de volta ao mundo da Caverna do Dragão pelo Mestre dos Magos. Foram concebidos três scripts do desenho, e eu até aprovei um deles. Mas algumas dificuldades surgiram. A D&D Corp. fechou e a CBS com a Marvel decidiram não continuar mais com o desenho. A nova série foi cancelada antes mesmo de ser produzida”, disse Gary. Confira a abertura do desenho!

HE-MAN 

“He-Man” é personagem de “Masters of the Universe”, linha de brinquedos da Mattel. Presente nos quadrinhos e várias séries animadas, a história narra a força sobre-humana. He-Man é Adam Randorson, o príncipe e defensor do Reino de Eternia e dos segredos do Castelo de Grayskull. O guerreiro defende seus amigos das forças do mal de Esqueleto. No Brasil, a animação foi transmitida pela Globo dentro do “Xou da Xuxa” e aos sábados. Relembre a abertura!

SHE-RA   

“She-Ra: A Princesa do Poder” é a irmã gêmea de He-Man, e era a protagonista do desenho que levava seu nome. Nascida em Eternia, She-Ra lutava contra a Horda, liderada pelo tirano Hordak e seu exército de mutantes guiados pela capitã Adora. A guerreira vivia na Floresta do Sussurro ao lado dos amigos: Cintilante, Arqueiro, Madame Riso, Vassourito, Corujito e Gato-Guerreiro. She-Ra, bem como He-Man, era exibida na programação matutina da Globo. Reveja a abertura do desenho!

PERDIDO NAS ESTRELAS

“Perdido nas Estrelas”, no Brasil, e “Wish Kid”, nos Estados Unidos, foi uma animação baseada na vida do pequeno Nicholas McClary, ou Nick. Com inspirações em “Esqueceram de Mim”, protagonizado por Macaulay Culkin, o desenho foi exibido pela Globo e teve 13 episódios. Veja a abertura!

ESQUADRILHA PARAFUSO  

A série do urso Balu chamada de “Esquadrilha Parafuso”, no Brasil, “TaleSpin”, nos EUA, foi um spin-off de “Mogli – O Menino Lobo”, da década de 1990, produzida pela Disney Television Animation. Foi exibido pela Globo entre 1994 e 1995, aos domingos.

O nome “Tail Spin” é um trocadilho da língua inglesa para definir uma rápida queda proposital de um avião em espiral. A palavra “Tale” vem do desenho “Duck Tales: Os Caçadores de Aventuras”, por causa da personagem Capitão Boing, que era cotado parar estrelar a série, inicialmente. O desenho também passou pelo “Disney Club”, no SBT.

A série se desenvolve na cidade de Cabo Suzette, trocadilho com o nome Crêpe Suzette, localizada entre a fenda de uma montanha cujo acesso só é possível com um avião. O avião, chamado carinhosamente de “Marreco” (Sea Duck) por Balu, é de propriedade de Rebecca Cunningham, que compra a empresa e a renomeia para Me Chame para Voar. Muita ação entre o avião e os piratas do ar fazem a mistura deste seriado. Confira!

SUPER MARIO BROS 

“Super Mario World” foi um desenho criado pela DiC Entertainment e inspirado no jogo de Super Nintendo de mesmo nome. A animação levou para TV toda a sonoplastia do game. No Brasil, os desenhos animados ficaram conhecidos como “Super Mario Brothers”

A história conta a trajetória de Mario e Luigi, dois encanadores, que tentam salvar a Princesa Cogumelo que está presa na Terra dos Dinossauros, onde conhecem Yoshi. Tudo vai bem até que o Rei Koopa os persegue e as confusões começam. Num total de 13 episódios, “Super Mario World” teve transmissão original, nos EUA, em 1991. No Brasil, estreou na TV no mesmo ano na Globo. Veja a abertura!

URSINHOS CARINHOSOS

Os ursinhos mais carinhosos do mundo estavam sempre de plantão quando alguém estava em perigo. Sempre na telinha do SBT, “Care Bears” (“Ursinhos Carinhosos” no Brasil) é uma junção de personagens criado em 1985 que contava a história de uma família de ursinhos que trocava bons sentimentos e tinha o objetivo de proteger a Terra do vilão Coração Gelado. Reveja a abertura!

URSINHOS GUMMI 

Os “Ursinhos Gummi” (“Adventures of the Gummi Bears”, nos EUA) foi criado em 1985. Exibido nos EUA pela ABC, no Brasil, foi transmitido pela Globo em 1985, dentro do” Xou da Xuxa”. A história se passava em um período medieval mitológico no Reino de Gummi Glen (Dunwyn). Os ursinhos combatiam o vilão, Duque Duro.

No Brasil, o desenho foi exibido pelo SBT até 1989, e depois, pela Globo. Em 1991, passou pelos programas: “Sessão Aventura”, “Xou da Xuxa”, “Xuxa Park”, “TV Colosso” e “Angel Mix”. Os Gummi são tidos como lenda em Dunwyn e tentam não ser vistos pelos humanos. O famoso Suco Gummi era uma mistura secreta que dava aos ursinhos uma tremenda capacidade de saltar rapidamente durante um minuto. Relembre a abertura!

O MÁSCARA

“The Mask: The Animated Series” nos Estados Unidos e “O Máscara”, no Brasil, é um desenho animado baseado na história em quadrinhos chamada “The Mask” e uma sequência do filme do herói de cara verde, de 1994.

A série, que durou três temporadas, entre 1995 e 1997, estreou na Globo e era exibida dentro do “Angel Mix”, “Bambuluá” e “TV Globinho”. Atualmente, é exibido pelo SBT dentro do “Bom Dia & Cia”.

Stanley Ipkiss é o protagonista que dá vida ao Máscara. Além de Ipkiss, há outros personagens como a repórter Peggy Brandt; o gerente de banco Charlie Schumacher; o tenente Mitch Kellaway e seu parceiro policial, Doyle; o prefeito Tilton; e a dona da pensão Srª Peenman. Os vilões são: Dr. Pretorius, Gosmento e Cara-de-Peixe, Skillit, Doutora Amélia Cronos, Chet Bozzack, Gorgonzola, A Bruxa dos Queijos, Lonnie Tubarão, dentre outros. Confira a abertura!

OS CAÇA-FANTASMAS 

“The Real Ghostbusters” (no Brasil e em Portugal, “Os Caça-Fantasmas”) é uma série americana criada na década de 1980 baseada no filme homônimo de 1984. Com exibição pela Globo, “Os Caça-Fantasmas” foi centro de uma briga judicial com a Filmation, que produziu uma série com o mesmo nome. Por conta disso, a produção da Sony Pictures Televisiona, DiC Enterteinment e Coca-Cola incluiu “The Real” no nome.

Enquanto a Filmation teve que alterar o nome para “Os Exterminadores de Fantasmas”, no Brasil (“Ghostbusters”, nos Estados Unidos). Enquanto o ‘real’ tinha Peter Venkman, dr. Egon Spengler, dr. Ray Stantz e Winston Zeddmore no comando do carro Ecto-1, os “Exterminadores” contavam com Jack, Eddie e o gorila Tracy, dirigindo o Fantasmóvel. Relembre as aberturas!

CAVALO DE FOGO

“Foi quando correndo eu vi um cavalo de fogo ali, que tocou meu coração, quando me disse, então, que um dia rainha eu seria…”. Quem tem mais de 25 anos vai se lembrar desse desenho que tinha a princesa Sara e seu inseparável “Wildfire”, “Cavalo de Fogo”, no Brasil, que dava nome à animação criada em 1986 pela rede CBS.

Por aqui, o desenho foi exibido dentro do “Show Maravilha”, no SBT. A produção foi uma parceria entre Hanna-Barbera. A história completou 30 anos em 2016. Com 13 episódios, narrava a trama de Diabolyn para roubar o trono de Sara. Confira a abertura!

AS MENINAS SUPER PODEROSAS 

“The Powerpuff Girls” ou, “As Meninas Superpoderosas”, no Brasil, é uma animação criada no final da década de 1990 e início dos anos 2000 em parceria entre Hanna-Barbera e o Cartoon Network Studios. A animação conta a história das três garotas com super poderes: Florzinha, Lindinha e Docinho que foram criadas pelo Professor Utônio.

Durante o processo de criação, Utônio derramou sem querer, na mistura, o Elemento X que gerou os super poderes às pequenas, que passaram a defender a cidade de TownsVille dos vilões: Macaco Louco, Ele, Princesa MaisGrana, Meninos Desordeiros (Rowdyruff Boys), Meninas Superpunks (Powerpunk Girls), Fuzzy Confusão, Trio Ameba, Gangue Gangrena, Sedusa, Mask´Scara, Homem Garoto, Alegro, Ratazana, Silico e Agente Mike Brikowsky. Veja a abertura!

DOUG

“Doug” é uma animação americana criada pelo canal Nickelodeon e foi estrelado por Douglas Yancey “Doug” Funnie. O desenho foi baseado em um livro nunca publicado cujo título era ” Doug Got a New Pair of Shoes”, de autoria de Jim Jinkins.

O desenho estreou em 1991, na Nickelodeon, ficando no ar até 1994. No Brasil, passou pela TV Cultura, Rede Manchete, SBT e Band. Reveja as aberturas!

O FANTÁSTICO MUNDO DE BOBBY

“Bobby’s World” (também conhecido como “The Magical World of Bobby”; no Brasil: “O Fantástico Mundo de Bobby”) é uma série de TV animada criada pejo humorista Howie Mandel e exibida entre 1990 e 1998 pela Fox Kids.

Com sete temporadas e 80 episódios, o seriado trata do cotidiano de Bobby Generic, um garoto de quatro anos cuja imaginação é muito fértil. A abertura também é, confira!

THUNDERCATS  

“Thundercats” é uma série animada desenvolvida pela Hanna-Barbera em 1983 e baseada nos personagens criados por Tobin “Ted” Wolf e Leonard Starr. O desenho foi uma parceria entre a Pacific Animation Corporation (PAC) e um estúdio japonês, comprado pela Walt Disney Company. Num total de 65 episódios, em quatro temporadas, o título foi produzido até 1990.

As personagens em destaque – Lion-O, Panthro, Tygra, Cheetara, Willy Kat, Willy Kit, Lynx-O, Bengali, Pumyra, Jaga, Snarf (Osbert), Snarfinho – que lutavam contra os vilões – Escamoso, Abutre, Simiano, Chacal, Ratáro, Grune, Lunatacs – liderados por Mumm-Ra. Reveja a abertura!

Saiba Mais:

Chapolin Colorado: desastrado ou anti-herói? Descubra algumas curiosidades do seriado mexicano

Relembre 10 programas infantis que marcaram os anos 1980 e 1990 na TV brasileira

Confira 20 bordões que deram o que falar nas novelas brasileiras

Veja 14 personagens que saíram dos desenhos para a vida real

_____________________________________________

Reuber Diirr é jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo com especialidade no entretenimento de TV. Atuante em sites sobre Televisão, Reuber já passou por emissoras como a Record News Espírito Santo e a TV Gazeta, afiliada da Globo no ES. Curioso e ligado em assuntos nostálgicos, Reuber trará temáticas que relembrarão os meandros da televisão brasileira na coluna “TV Nostalgia”, publicada aos domingos no RD1. Siga-o no Twitter, Instagram, Facebook, Snapchat e YouTube em @reuberdiirr.

_____________________________________________

Recomendados para Você:

COMENTÁRIOS - Interaja Você Também! ⬇

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Está opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo!