Uma reportagem exibida pelo “Jornal da Globo” causou tanta surpresa entre o público que muitos acreditaram que se tratava de uma brincadeira do “Tá No Ar – A TV na TV”, humorístico da Globo.
Na última terça-feira (12), Renata Lo Prete chamou uma reportagem sobre o início dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro que começou com seis presos. Ao total, são 70 deputados eleitos.
Os seis restantes não tomaram posse… porque estão todos presos! “A Assembleia do Rio tem 70 deputados. Neste início de legislatura, quem olha para o painel de votação encontra apenas 64 nomes. Os outros seis ainda não tomaram posse porque estão presos”, explicou Lo Prete.
Ela ainda enfatizou um caso dos seis: “No caso de um deles, está preso ainda o primeiro suplente e o segundo suplente vem ocupando interinamente a prefeitura de Niterói porque o prefeito também está preso”.
A jornalista, indignada, explicou: “Pelas regras, quem não toma posse, não tem direito a gabinete nem a funcionários, mas eles estão ali como se nada tivesse acontecido”.
O repórter Pedro Figueiredo foi de porta em porta pelos gabinetes dos então deputados presos. “São 70 deputados estaduais no Rio, mas olhando para o painel só dá para contar 64 nomes…”, começou.
Um dos gabinetes, do deputado Marcos Abrahão, estava aberto e com pessoas no local. Dos seis presos, cinco se reelegeram. “Essa situação é inédita na história da Assembleia Legislativa do Rio. Nunca uma legislatura começou com deputados eleitos presos”.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].