Retrospectiva da Globo lembra Brumadinho, Flamengo e chiliques de Bolsonaro

Globo
Gloria Maria e Sandra Annenberg apresentaram a Retrospectiva 2019 (Imagem: Reprodução / Globo)

A Retrospectiva 2019 da Globo resumiu os fatos mais importantes do Brasil e do mundo na última sexta-feira (27). Gloria Maria, de volta após uma cirurgia no cérebro, e Sandra Annenberg foram as responsáveis pelo programa marcado por lembranças como Brumadinho, clima, Greta Thunberg e o presidente Jair Bolsonaro.

O programa especial começou com Brumadinho e a avalanche de lama após o estouro da barragem que matou centenas, abalou e manchou a história da luta do país pelo meio ambiente.

O ano foi marcado, politicamente, entre as crises do chefe do Executivo contra a imprensa e, em especial, contra a Globo. A emissora não escondeu o vídeo mais polêmicos do político contra ela e em meio ao ataque, a resposta avassaladora feita por William Bonner durante o JN.

A Globo deu espaço para uma das vozes pouco ouvidas quando o assunto foi o clima: Greta Thunberg. Chamada de pirralha por Bolsonaro após a manifestação da garota contra a postura do Brasil referente as mudanças climáticas, ela foi apontada pela revista Time como a personalidade do ano.

O título, concedido apenas para grandes personalidades do mundo, foi lembrado pela Globo numa alfinetada direta ao presidente. “A menina. A pirralha. Personalidade do ano”, anunciou Sandra Annenberg.

Flamenguista roxa em 2019, a emissora não esqueceu as conquistas do time rubro-negro dentro e fora do país, desde o Brasileirão até a Copa Libertadores. A Copa América, vencida pelo Brasil, também recebeu destaque, assim como a Copa do Brasil do Athletico Paranaense.

A Globo citou a crise na educação, o desemprego e a informalidade, a política mundial, a ciência, lembrou de Anitta, Madonna, Beyoncé e as mortes de grandes personalidades, como Bibi Ferreira, Gugu Liberato, Ruth de Souza, Caio Junqueira, Maurício Sherman, Beth Carvalho, Bira, Lúcio Mauro, Niki Lauda, Zilda Cardoso, Roberto Leal, Jorge Fernando, entre outros.

Confira a repercussão na web:

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.

ALERTAS GRATUITOS