A direção do SBT rufa tambores para anunciar os resultados de audiência obtidos na primeira quinzena de abril na média 24 horas de São Paulo.
Entre os dias 1º e 15 deste mês, o canal de Silvio Santos amealhou 6,8 pontos de média, ante 13,0 da Globo, 5,7 da Record e 1,5 da Band, uma diferença de 19% sobre o seu principal concorrente, o canal de Edir Macedo.
No comparativo entre as primeiras quinzenas de abril dos últimos anos, é o melhor resultado desde abril de 2009, ou seja, há 10 anos. Nesse período, o SBT cresceu 44%, saltando de 4,7 para 6,8 pontos. Globo (de 14,4 para 13,0), Record (de 5,9 para 5,7) e Band (de 2,3 para 1,5) caíram, respectivamente, 10%, 3% e 32%.
Aliás, o crescimento do SBT deu-se na média 24h de todos os dias da semana. A saber: segundas-feiras (+ 51,1%), terças-feiras (+ 55,2%), quartas-feiras (+ 35,3%), quintas-feiras (+ 34,5%), sextas-feiras (+ 25,4%), sábados (+ 55,6%) e domingos (+ 60,2%). Cada ponto equivale a 73 mil domicílios na Grande São Paulo.
A trinca do terror
“A Praça é Nossa” (11,0), “Cine Espetacular” (10,2) e “SBT Notícias” (4,6) deixaram a emissora na liderança no mesmo intervalo. No caso da sessão de filmes e do noticiário, a vantagem sobre a Globo foi de 34% e 19%, respectivamente.
Amém, pastor!
Na quarta-feira (17), o programa da Igreja Internacional da Graça de Deus, do missionário R.R. Soares, alcançou 0,7 ponto de média com pico de 1,4 e share de 1% na Band. Para se ter uma ideia, foi mais que os índices de “Jornal BandNews” (0,3), “Mundo Animado” (0,6), “Jornal da Noite” (0,6) e de toda a madrugada da emissora, composta por enlatados, reprises e um caça-níquel.
Aquém
O “Olga”, nova aposta da RedeTV!, continua patinando na audiência. Registrou 0,5 ponto na estreia, na segunda-feira (15), foi a 0,2 na terça (16) e subiu para 0,4 na quarta (17). Até aqui, a atração de Olga Bongiovanni segue abaixo dos índices do padre Alessandro Campos. Será praga?
Outros planos
Após deixar o SBT depois de 3 anos de parceria, a Disney chegou a negociar com a Band a transferência da faixa “Mundo Disney” para as manhãs do canal do Morumbi. Esgotadas todas as conversas, ventilou-se um namorico com a Record em razão da entrada da marca no menu do PlayPlus, serviço de streaming da emissora de Edir Macedo. Mas nada de noivado. O foco da Disney no momento é a transição da compra da 21st Century Fox pelo conglomerado.
Vai ou fica?
Em meio ao turbilhão que enfrenta com os agitados bastidores de “O Sétimo Guardião”, cuja audiência está muito aquém do esperado, Aguinaldo Silva se prepara para escrever o último capítulo da trama e sair de férias. A grande questão é: para emplacar uma nova novela na Globo, AS terá que renovar o seu contrato com o plim plim. O atual vínculo vence em setembro de 2020. E aí, Silvio de Abreu?
Que estranho, não?
Data hoje, é muito provável que a estreia de Fernanda Gentil no entretenimento da Globo fique para 2020. Como esta coluna informou na semana passada, os bons desempenhos do “Encontro” e do “Álbum da Grande Família” tendem a atrasar o debute da loira. Gentil, como se sabe, deixou o Esporte do canal em dezembro de 2018, com a informação que a Globo dispunha de um projeto para ela. Passados quatro meses, a situação lembra a de Fátima Bernardes, quando esta deixou o “JN” para investir no sonho de uma atração solo. Sem projeto, o “Encontro” demorou meses para ser concebido. Gentil, pelo visto, parece repetir a cena, em uma clara precipitação por parte da Globo.
João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email [email protected].