SBT é condenado a indenizar participante barrada de receber prêmio

SBT
SBT sofre derrota na Justiça por episódio envolvendo participante enganada  (Imagem: Reprodução / SBT)

O SBT sofreu uma derrota judicial e foi condenado a indenizar em R$ 21,6 mil uma participante que foi impedida de disputar um prêmio no Quizz SBT, programa de perguntas e respostas.

A atração foi ao ar em janeiro de 2012 pela afiliada do canal em Santos, no litoral de São Paulo. Mesmo sem a participação direta na produção do programa, a rede administrada pela família Abravanel pagou o pato.

Na época, o programa prometia um prêmio de R$ 8 mil para quem acertasse a palavra que estava embaralhada na tela. Algo semelhante aos programas criados por produtoras independentes, que são responsáveis pela compra de horários de canais da TV aberta e TV paga.

A mulher percebeu que a palavra era “goiabada” e fez a ligação em seguida. Ela recebeu a informação que teria a oportunidade de responder ao vivo e ficou na linha de espera.

SBT na Justiça

A participante ficou dez minutos na linha, mas não foi atendida pela produção do game show. Ao mesmo tempo, o apresentador dizia que a linha estava aberta, mas ninguém era chamado. “O apresentador encerrou o programa se chamar ninguém”, disse ela à Justiça. A informação é do UOL.

O juiz Frederico dos Santos Messias entendeu que o canal parceiro do SBT promoveu falsas promessas de prêmios com o intuito de “prender a atenção do telespectador”:

“O que ocorreu foi reprovável prática cada vez mais comum nos programas de televisão dessa natureza: prender a atenção do telespectador até o final da transmissão mediante falsas promessas de prêmios, quando é sabido que ninguém poderá ganhar a premiação anunciada”.

Em defesa, o canal terceiro colocado de audiência disse que não tinha controle sobre o programa, pois ele era produzido por sua afiliada. A TV de Silvio Santos recorreu da decisão, mas perdeu nas instâncias superiores.

Na terça-feira da semana passada, o magistrado determinou que o valor da indenização, depositado em juízo, fosse transferido para a conta bancária da participante.

Gostou do conteúdo? Siga @rd1oficial no Instagram e RD1.com.br no Facebook para acompanhar as últimas notícias dos famosos.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›