Tá feliz, Bolsonaro? Viés político e teleculto minam audiência da RedeTV!

RedeTV!

Luís Ernesto Lacombe, apoiador de Jair Bolsonaro e estrela da RedeTV!; emissora enfrenta crise de audiência (Imagem: Reprodução / RedeTV!)

A defesa de uma emissora de TV para este ou aquele político pode impactar a relação com o público? Ou o insucesso de um determinado canal vem da grade desestruturada? O caso da RedeTV! parece se encaixar nas duas questões. O apoio dos sócios, especialmente de Marcelo de Carvalho, a Jair Bolsonaro gerou antipatia – como é possível constatar nas redes sociais. E a programação calcada em vendas de horário afugenta a já escassa audiência.

Foi o que se viu, por exemplo, na última terça-feira (10). A média das 6h à 0h foi de apenas 0,4 ponto. O canal ficou atrás da Globo (13,7), da Record (6,1), do SBT (5,9), da Band (2,1) e da Cultura (1,0). A Gazeta manteve-se próxima (0,3). Os números são trágicos para a estação que, no dia anterior (11), promoveu alterações de horário visando, justamente, ampliar a plateia.

Atrações de Claudete Troiano e João Kléber, Vou Te Contar e Você na TV trocaram de posição. Os índices rarearam… Após o 0,1 e o 0,3 de tais programas, o Opinião no Ar, reduto bolsonarista que abriga os conservadores Luís Ernesto Lacombe e Rodrigo Constantino, traçou. Nem a parcela mais fiel de seguidores do presidente da República prestigiou a entrevista com o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, expoente da controversa política de Bolsonaro.

Sikêra Jr, considerado fenômeno, não foi além de 0,9 ponto – com a Gazeta “no cangote”, com 0,8 de média. O apresentador, que caiu em desgraça no departamento comercial por conta de comentários homofóbicos, também costuma celebrar a proximidade com o presidente. Nas últimas semanas, apelou para tática recorrente de Bolsonaro nas eleições, quando o objetivo era desviar o assunto: o “risco” de um livro sobre sexualidade jocosamente chamado de “kit gay”.

Neste cenário aterrador, no qual TV Fama e RedeTV News também minguaram com novos horários (0,6 e 0,4), cabe felicitar Sonia Abrão. A apresentadora e seu A Tarde é Sua saem do zero, resultado da entrega do teleculto da Igreja Universal do Reino de Deus, e chegam a 1 ponto ou mais. Outra igreja, porém, a substitui. E todo o trabalho dela para elevar a moral da RedeTV! vai por água abaixo…

Ação especial

Nos Tempos do Imperador

TV Tem, afiliada da Globo, promove ação sobre Nos Tempos do Imperador, nova novela das 18h (Imagem: Tatiane Oliveira / TV TEM)

A afiliada da Globo no interior de São Paulo, TV TEM, decidiu aproveitar o lançamento de Nos Tempos do Imperador, que ocorreu na última segunda-feira (9), para montar uma ação especial. Atores representando figuras históricas da época foram levados para rever (e figurar) em lugares do passado. O projeto passou por avenidas, ruas, praças e parques de Itapetininga, Jundiaí, Sorocaba e Itu, entre os dias 4 e 6 de agosto. Atores deram vida ao Dom Pedro II, sua esposa Teresa Cristina e um lacaio da corte.

Mandou bem 1

A estreia do The Masked Singer Brasil, na Globo, não mandou bem apenas na audiência, mas também em repercussão no Twitter. O programa movimentou as conversas na noite de terça-feira (10). Muita gente comentou sobre os participantes e a apresentação de Ivete Sangalo, além das performances dos fantasiados. Entre os destaques esteve o momento da revelação de Sidney Magal, primeiro eliminado da noite, fantasiado de Dogão, que se emocionou muito. Agora é esperar as cenas dos próximos capítulos…

Mandou bem 2

O primeiro episódio do The Masked Singer Brasil rendeu uma excelente audiência para o canal no Rio de Janeiro. A emissora anotou 26 pontos de média e 44% de participação no número de televisores ligados (share). O resultado foi 18% a mais na média da faixa em comparação com as quatro terças anteriores. No PNT, a Globo conseguiu 21 pontos de audiência e 39% de share. O crescimento foi 17% na média no comparativo com as semanas anteriores.

A real

Otaviano Costa chegou a ser um dos cotados, na web, para substituir Luciano Huck no Caldeirão. A vaga ficou com Marcos Mion. No entanto, o ex-apresentador da Globo deixou claro que apoia a decisão da emissora. Em rede social, ele afirmou que “agora é hora do Mion”. “Maravilhoso, meu amigo. Um fica torcendo pelo outro. A Globo deu uma tacada certeira para dar um refresh no Caldeirão”, garantiu o marido de Flávia Alessandra.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]