Tática Bolsonaro: Record e RedeTV! perseguem mangá e ignoram o que realmente importa

Record
Sikêra Jr na edição desta quinta-feira (21) do Alerta Nacional; RedeTV! e Record ocupam jornalísticos com matérias sobre mangá enquanto Brasil padece em todos os setores (Imagem: Reprodução / RedeTV!)

Enquanto o Brasil desmorona em todos os sentidos, as governistas Record e RedeTV! ocupam espaço de seus noticiários com críticas ao mangá Death Note. A última edição do Domingo Espetacular (17) dedicou bons minutos à análise da publicação considerada, por deputados e outras figuras ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus, nociva para crianças e adolescentes. Ontem (21), foi a vez de Sikêra Jr “demonizar” o mangá em seu Alerta Nacional.

A tática lembra a do Presidente da República Jair Bolsonaro que, em meio à campanha eleitoral, baseava-se na fake news do “kit gay” – difundida a partir de um livro francês reeditado no Brasil e voltado para adolescentes próximos da puberdade. O político, aliás, mantém tal postura. Em meio à crise que se abate sobre o país, Bolsonaro insiste em questionar a “obrigatoriedade da vacina” contra a Covid-19. O imunizante fortaleceu o combate ao coronavírus e a retomada de inúmeras atividades.

Não é de hoje que Record e RedeTV! apostam em temas irrelevantes, de forma deturpada, enquanto minimizam o que realmente importa. Sikêra, aliás, também usou do “kit gay” para correr do disse-me-disse de quando, após comentários homofóbicos, perdeu vários anunciantes. Lançar mão do jornalismo para disseminar informações do tipo, usando de opiniões de quem sequer conhece o que está repercutindo é, no mínimo, desserviço. E a tática Bolsonaro, sabemos bem, caminha para a impopularidade… Ainda bem!

Relíquia

O Programa Maravilha, que Mara Maravilha apresenta às quintas-feiras no canal no YouTube do SBT, descobriu uma foto de Celso Portiolli no comando do Qual é a Música?. Anos e anos atrás, o apresentador do Domingo Legal gravou piloto da competição musical – hoje destaque nas reprises do Programa Silvio Santos. Um formato interessante que, assim como o Show do Milhão, merece “remake”.

Os Addams vêm aí!

A Globo programou o divertidíssimo A Família Addams (1991) para a Sessão de Sábado do próximo dia 30, véspera de Halloween.

Búúú…

Cotada para substituir Sonho Meu (1993) no Canal Viva, O Beijo do Vampiro (2002) está em alta no Spotify desde a madrugada desta sexta-feira (22). A trilha concebida pelo produtor musical Mú Carvalho para a novela de Antonio Calmon chegou, enfim, à plataforma. Mú também responde pelos temas incidentais de Um Lugar ao Sol, novo folhetim das 21h.

Falando nisso

A Globo acertou em cheio nas chamadas de ‘Um Lugar’. O tom lembra o da década de 1990, quando o locutor Dirceu Rabelo explicava tudinho sobre trama e personagens.

Aliás…

Em plano comercial liberado para o mercado publicitário nesta semana, a Globo oficializou as estreias de Um Lugar ao Sol e Quanto Mais Vida, Melhor! nos dias 8 e 22 de novembro. Com isso, Império (2014) chega ao fim como a maior das edições especiais: 179 capítulos. E Pega Pega (2017), a menor delas: 107 episódios.

MAIS LIDAS

Curto-Circuito, por Luiz Fábio Almeida
A coluna Curto-Circuito é assinada por Luiz Fábio Almeida, editor-assistente do RD1, e reúne, de terça a sábado, no início da tarde, o que é e vai virar notícia nas próximas horas envolvendo os movimentados bastidores da TV.
Veja mais ›