Universal tem “ajudinha” do Governo Bolsonaro e lança novo canal

Universal
Edir Macedo se beneficia de decisão de Bolsonaro e lança novo canal da Universal (Imagem: Divulgação – Universal – Agência Brasil / Montagem – RD1)

A Igreja Universal do Reino de Deus revelou que estreou um novo canal. Para conseguir lançar essa novidade, a igreja liderada por Edir Macedo, dono da Record, aproveitou uma brecha aberta pelo governo Jair Bolsonaro (sem partido).

O canal estreou no começo de março. No dia 31 do mesmo mês, o chefe do Executivo assinou um decreto liberando emissoras comerciais da TV digital aberta a dividirem sua programação com terceiros.

Antes da ordem presidencial, essa modalidade de transmissão, conhecida como multiprogramação, só podia ser realizada por canais consignados a órgãos e entidades integrantes dos poderes da União, como TV Brasil (EBC), TV Câmara, TV Senado e TV Justiça.

De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, a TV Templo ocupa 22 horas diárias de transmissões pela Rede Brasil, concessionária que pertence ao empresário Marcos Tolentino. Ela opera pelo canal aberto 10.1, na capital paulista, onde fica sua sede.

Por causa da pandemia da covid-19, as emissoras abertas já sabiam que o governo Bolsonaro autorizaria a multiprogramação em caráter temporário por um ano.

Atualmente, alguns canais vendem espaço na sua grade para transmissão de programas religiosos, como é o caso da RedeTV! e da Band, além da própria Record, que exibe atrações da Universal.

A publicação informou ainda que a multiprogramação é um recurso em que permite que um mesmo canal da TV digital consegue transmitir programações simultâneas. Com isso, cada TV pode veicular, ao mesmo tempo, até quatro programações diferentes. Por isso, o canal da Universal consegue uma vaga na Rede Brasil. Porém, o problema é a perda de qualidade da imagem.

Em site, a Igreja Universal do Reino de Deus anunciou em março: “Uma grande novidade está no ar”. “A programação apresentará também o poder de Deus na vida das inúmeras pessoas que passaram pelos encontros que ocorrem no Templo de Salomão”, completou a matéria, referindo-se à réplica da construção bíblica que a denominação do bispo Edir Macedo ergueu em São Paulo.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›