Vale a Pena Ver de Novo: quem mais apareceu nas reprises nos últimos anos

Globo
Quem são os artistas que mais apareceram nas reprises do Vale a Pena Ver de Novo? (Imagem: Divulgação / Globo)

No mês passado, o Vale a Pena Ver de Novo celebrou 40 anos no ar. E esta coluna não poderia deixar de falar da faixa oficial de reprises de novelas da Globo. Para celebrar, fiz um levantamento dos atores e atrizes que mais apareceram nas tramas da tarde nos últimos cinco anos.

Diante da necessidade de adotar um critério, foram consideradas as reprises exibidas a partir de Cheias de Charme, em 2016, até a atual Eta Mundo Bom! Entre uma e outra, outras seis novelas ganharam repeteco. São elas: Senhora do Destino, Celebridade, Belíssima, Cordel Encantado, Por Amor e Avenida Brasil.

Descubra, a seguir, quem são os campeões de aparições:

Três aparições no Vale a Pena Ver de Novo

Marcos Palmeira – Cheias de Charme, Celebridade e Belíssima

Vale a Pena Ver de Novo
Marcos Palmeira, à direita, em cena como Sandro de Cheias de Charme (Imagem: Divulgação / Globo)

Para abrir a nossa lista de campeões do Vale a Pena Ver de Novo, celebramos a presença de Marcos Palmeira em três novelas. Em Cheias de Charme, ele era Sandro, marido malandro da empreguete Penha (Taís Araújo).

Nos folhetins das 21h, exibidos na década passada, ele encarnou o estereótipo ao qual está acostumado: o de galã. Em Celebridade, o cineasta Fernando Amorim arrebatou o coração da Musa do Verão, Maria Clara Diniz (Malu Mader).

Já em Belíssima, sua participação teve início da metade para o fim. O delegado Gilberto, além de desvendar os mistérios da trama de Silvio de Abreu, também fisgou o coração de Vitória (Cláudia Abreu).

Alexandre Borges – Celebridade, Belíssima e Avenida Brasil

Vale a Pena Ver de Novo
Alexandre Borges, aqui como Candinho em Avenida Brasil, apareceu em três reprises (Divulgação / Globo)

Outra figura carimbada das novelas da tarde é Alexandre Borges. Na pele do jornalista Cristiano, ele retratou o drama das pessoas alcoólatras em Celebridade.

Já em Belíssima e Avenida Brasil os personagens faziam o perfil mulherengo. Na trama de Silvio de Abreu, Alberto as traía, ao passo que Cadinho, do Divino, tinha logo três mulheres.

Cauã Reymond – Belíssima, Cordel Encantado e Avenida Brasil

Vale a Pena Ver de Novo
Cauã Reymond – como Jesuíno, de Cordel Encantado – está entre os que mais apareceu na faixa da tarde (Imagem: Divulgação / Globo)

Galã de sua geração, Cauã Reymond também esteve em três reprises recentes do Vale a Pena Ver de Novo. Em Belíssima, o jovem Mateus se relacionava com mulheres mais velhas por dinheiro.

Lá pelas bandas de Brogodó, cidade fictícia de Cordel Encantado, o justiceiro Jesuíno lutava contra os desmandos de Timóteo Cabral (Bruno Gagliasso). O vilão também era seu rival pelo amor de Açucena (Bianca Bin).

De volta ao universo contemporâneo, ele deu vida ao Jorginho, de Avenida Brasil. Vale ressaltar que, em duas dessas três tramas, ele contracenou diretamente com Vera Holtz, o próximo nome da nossa lista.

Vera Holtz – Belíssima, Por Amor e Avenida Brasil

Vale a Pena Ver de Novo
Vera Holtz como Lucinda de Avenida Brasil, uma de suas três aparições no Vale a Pena Ver de Novo (Imagem: Alex Carvalho / Globo)

Dona de um sotaque inconfundível, Vera Holtz pôde ser vista em três papéis completamente diferentes. A socialite Ornela, de Belíssima, era a melhor amiga de Bia Falcão (Fernanda Montenegro), a grande vilã da trama. Ambas se envolveram com Mateus, personagem de Cauã.

Já em Por Amor, de Manoel Carlos, ela deu vida a Sirléia. Depois de descobrir que o marido Nestor (Marco Ricca) mantinha uma segunda família, ela pedia a separação. Ao enfrentar essa nova realidade, redescobria o amor nos braços de Pedro (Otávio Augusto).

Finalmente, em Avenida Brasil, Mãe Lucinda vivia no lixão. Essa misteriosa mulher possuía ligação com todos os personagens principais da trama. Entre seus filhos adotivos, estava Jorginho, defendido por Cauã.

Cláudia Abreu – Cheias de Charme, Celebridade e Belíssima

Vale a Pena Ver de Novo
Cláudia Abreu, como Chayene, em Cheias de Charme (Imagem: Divulgação / Globo)

A talentosíssima Cláudia Abreu não chega a ser uma figura onipresente no vídeo. Mas essa máxima não se aplica aos últimos anos de Vale a Pena Ver de Novo. Na faixa da tarde, ela foi vista na pele de duas vilãs completamente diferentes, mas igualmente deliciosas.

A transloucada Chayene e a ardilosa Laura são peças fundamentais para o andamento de Cheias de Charme e Celebridade. Na direção contrária, Vitória foi vítima de várias armações de Bia Falcão em Belíssima.

Carolina Ferraz – Belíssima, Por Amor e Avenida Brasil

Vale a Pena Ver de Novo
Eduardo Moscovis e Carolina Ferraz, como Nando e Milena, em Por Amor (Imagem: Arley Alves / Globo)

O processo judicial que Carolina Ferraz move contra a Globo não foi o suficiente para afastá-la da faixa da tarde. Em Belíssima, Rebeca era a proprietária da agência de modelos onde se passava parte da trama.

Por Amor, de Manoel Carlos, lhe rendeu o papel mais marcante entre essas três reprises. Na pele de Milena, ela protagonizou cenas pra lá de sensuais com Eduardo Moscovis, que viveu o piloto Nando. Se, na ficção, o romance irritava a megera Branca Letícia de Barros Motta (Susana Vieira), o oposto aconteceu fora das telas. Não demorou para que o público começasse a torcer pelo casal.

Por último, em Avenida Brasil, ela deu vida a Alexia, uma das três esposas de Cadinho (Alexandre Borges).

Duas aparições no Vale a Pena Ver de Novo

Susana Vieira – Senhora do Destino e Por Amor

Vale a Pena Ver de Novo
Susana Vieira (Branca) em Por Amor, uma de suas duas aparições no Vale a Pena Ver de Novo (Imagem: Reprodução / Globo)

Nas duas únicas re-reprises dos últimos cinco anos, Susana Vieira interpretou mães com perfis bem diferentes. Maria do Carmo, de Senhora do Destino, é uma nordestina guerreira e de boa índole, que passa a vida buscando saber o paradeiro da filha roubada.

Já Branca Letícia, de Por Amor, só amava verdadeiramente o seu primogênito. Ela acreditava que Marcelo (Fábio Assunção) era fruto de um caso extraconjugal com Atílio (Antônio Fagundes), seu grande amor.

Fábio Assunção – Celebridade e Por Amor

Vale a Pena Ver de Novo
Fábio Assunção como Marcelo, em Por Amor; ator também esteve em Celebridade (Imagem: Reprodução / Globo)

Falando em Fábio Assunção, ele também marcou presença em dose dupla no Vale a Pena Ver de Novo. Em Celebridade, era Renato Mendes, o inescrupuloso editor da Revista Fama.

Já em Por Amor, Marcelo, o primogênito de Branca, disputado por duas mulheres: Maria Eduarda (Gabriela Duarte),seu verdadeiro amor, e Laura (Viviane Pasmanter), a ex-obcecada.

Murilo Benício – Por Amor e Avenida Brasil

Vale a Pena Ver de Novo
Os dois personagens de Murilo Benício – aqui como Tufão, de Avenida Brasil – foram vítimas de louras más (Imagem: Divulgação / Globo)

Os personagens de Murilo Benício no Vale a Pena Ver de Novo compartilham de uma características comum. Ambos eram atormentados por megeras loiras.

Em Por Amor, Branca desprezava o filho caçula, Léo. Em Avenida Brasil, Jorge Tufão foi alvo de diversas armações de Carminha (Adriana Esteves).

Débora Falabella – Senhora do Destino e Avenida Brasil

Vale a Pena Ver de Novo
Débora Falabella, a Nina de Avenida Brasil, esteve duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo (Imagem: Reprodução / Globo)

As personagens de Débora Falabella na faixa de reprises se sentem a vontade na cozinha. Maria Eduarda em Senhora do Destino, de família nobre, se apaixonava por Viriato, o maítre de um restaurante.

Já Nina usou de suas habilidades culinárias para se infiltrar na casa de Carminha (Adriana Esteves), sua arqui-rival em Avenida Brasil.

Nathalia Dill – Cordel Encantado e Avenida Brasil

Nathalia Dill
Nathalia Dill, aqui em Cordel Encantado, se apaixonou por Cauã Reymond em suas duas reprises (Imagem: Divulgação / Globo)

No conto de fadas arretado, Nathalia Dill era Doralice, uma mulher à frente do seu tempo que chega a se infiltrar no cangaço. Em Avenida Brasil, Débora era uma artista circense.

Em ambas as tramas, ela começa a novela apaixonada ou namorando os personagens de Cauã Reymond (Jesuíno / Jorginho). Mas, nos dois casos. o seu final feliz acontece com Jayme Matarazzo e Bruno Gissoni, respectivamente.

Vale lembrar que Nathalia também fez uma participação especial no primeiro capítulo de Eta Mundo Bom!

Bianca Bin – Cordel Encantado e Eta Mundo Bom!

Vale a Pena Ver de Novo
Bianca Bin está no ar como Maria, empregada de Eta Mundo Bom (imagem: Reprodução / Globo)

Em Cordel Encantado, Bianca Bin deu vida à Açucena / Aurora, a princesa perdida do Reino de Seráfia. Já em Êta Mundo Bom, a empregada Maria ajuda Anastácia (Eliane Giardini) a descobrir as armações da sobrinha Sandra (Flávia Alessandra).

Eliane Giardini – Avenida Brasil e Eta Mundo Bom!

Vale a Pena Ver de Novo
Eliane Giardini como Muricy, a mãe suburbana de Avenida Brasil (Imagem: Divulgação / Globo)

Nas duas tramas, Eliane Giardini vive a mãe dos protagonistas, Tufão e Candinho, respectivamente. Enquanto Muricy é uma típica suburbana, sem traquejo social, Anastácia é mais refinada.

Outros atores e atrizes

Além dos já citados, outros atores tiveram duas aparições no Vale a Pena Ver de Novo. Débora Bloch, Heloísa Périsse, Luana Martau e Marcus Caruso estiveram em Cordel Encantado e Avenida Brasil. Otávio Augusto participou de Por Amor e Avenida Brasil.

Leopoldo Pacheco esteve em Cheias de Charme e Belíssima. Nelson Xavier atuou na trama de Silvio de Abreu e em Senhora do Destino. José de Abreu viveu tipos duvidosos em ‘Senhora’ e ‘Avenida’.

Vale a Pena Ver de Novo em horário nobre

As reprises excepcionais por conta da suspensão de inéditas no horário nobre provocaram uma situação inusitada. Alguns atores estão no ar em mais de um horário simultaneamente, o que seria impossível em condições normais.

Veja alguns casos:

Paulo Rocha – Novo Mundo, Totalmente Demais e Fina Estampa

Vale a Pena Ver de Novo
Paulo Rocha como Dino, o padastro malvado de Totalmente Demais (Imagem: Divulgação / Globo)

O português Paulo Rocha está no ar nas três reprises do horário nobre. As 21h, ele vive o simpático Guaracy, em Fina Estampa, seu primeiro trabalho na Globo. Nas outras duas, os personagens compartilham de índoles duvidosas: em Totalmente Demais, ele é Dino, o padrasto de Elisa (Marina Ruy Barbosa). Para fechar, pode ser visto como general Avillez, comparsa de Thomas (Gabriel Braga Nunes) em Novo Mundo.

Menosprezei muito o Guaracy durante um tempo. Fiquei feliz de perceber que a memória que eu tinha do Guaracy era um pouquinho injusta com ele e comigo também. Em ‘Totalmente Demais’, tínhamos uma equipe muito carinhosa, fomos muito cuidados e respeitados artisticamente. Acredito que isso ajudou no resultado final do trabalho. Em ‘Novo Mundo’ foi interessante voltar a fazer um personagem português depois de anos tentando desmitificar a questão do sotaque. E ainda era um personagem histórico” , comparou o ator.

Adriana Birolli – Totalmente Demais e Fina Estampa

Vale a Pena Ver de Novo
Em sua segunda novela, Fina Estampa, Adriana Birolli encarou um papel importante (Imagem: Divulgação / Globo)

Adriana Birolli aparece em dois horários. A atriz relembra o desafio de viver Patrícia, a filha da grande vilã Tereza Cristina (Cristiane Torloni) em Fina Estampa.

‘Fina Estampa’ é a novela mais antiga que está no ar. É a primeira vez que estou assistindo a uma reprise e é muito bacana poder assistir com esse distanciamento. Vejo que, em oito anos, graças a Deus, houve evolução (risos). Eu assisto e reconheço coisas que já identifiquei no meu trabalho e que não vou repetir mais. Foi minha segunda novela e era um papel imenso, uma grande responsabilidade. Foi uma novela especial, com um elenco muito unido“.

Quatro anos depois, ela integrou o elenco de Totalmente Demais, na pele da venenosa jornalista Lorena Domingos.  Ela não perde uma oportunidade de alfinetar Carolina Castilho (Juliana Paes) entre sorrisos falsos e beijos irônicos.

Malu Galli – Malhação – Viva a Diferença e Totalmente Demais

Vale a Pena Ver de Novo
Malu Galli viveu Rosângela em Totalmente Demais (Imagem: Divulgação / Globo)

Em ambas as tramas, coube a Malu Galli o papel de mãe de um dos protagonistas. Acostumada a interpretar mulheres refinadas, Malu Galli fugiu desse estereótipo ao aceitar o convite para a Rosângela, de Totalmente Demais.

Foi muito bom ter feito um personagem popular, algo que eu ainda não tinha feito na TV. Era uma mãe batalhadora, criando os filhos sozinha e sem dinheiro. Foi uma porta importante de ter aberto, espero que apareçam mais trabalhos assim. Nós atores gostamos de diversificar os universos“, admite.

Em Viva a Diferença, Marta é mãe de Lica (Manoela Alliperti), uma das Five. Ela descobre que o ex-marido Edgar (Marcelo Antony) a traiu com a melhor amiga.

Aline Fanju – Malhação – Viva a Diferença e Totalmente Demais

Vale a Pena Ver de Novo
Aline Fanju lembra com carinho de Malhação e Totalmente Demais (Imagem: Divulgação / Globo)

Nas mesmas novelas que Malu Galli, Aline Fanju também exercitou sua versatilidade ao interpretar a zeladora Josefina, na trama teen. O convite veio logo após a participação em Totalmente Demais, como a periguete Maristela, que trabalhava no salão de beleza.

‘Totalmente Demais’ foi uma novela difícil de fazer porque eu nunca tinha feito na televisão um personagem de humor. Trabalhei bastante para construir a Maristela. ‘Malhação’ também foi muito especial. Lembro que fiquei positivamente surpresa com o convite para a trama depois de ter feito a Maristela. A Josefina era zeladora do colégio, sem vaidade, uma coisa completamente oposta à Maristela. Fiquei muito feliz de terem me enxergado nesse outro perfil. A Josefina foi o personagem mais bonito que já fiz na vida e tirei muitas lições. Tive cenas que vão morar no meu coração para sempre“.

Caio Castro – Novo Mundo e Fina Estampa

Vale a Pena Ver de Novo
Na trama histórica Novo Mundo, coube a Caio Castro viver Dom Pedro I (Imagem: Divulgação / Globo)

Caio Castro também está no ar em dose dupla. Em 2011, às 21h, ele encarnou Antenor, o ingrato filho de Griselda (Lília Cabral). Já na trama histórica das 18h, ele deu vida a D. Pedro I.

Eu me dedico muito ao que me proponho a fazer, isso em tudo na vida, e essa dedicação leva à evolução, e é isso que percebo nesses dois projetos, a evolução do meu trabalho. Aliás, isso é muito bacana: a cada novo projeto a gente aprende mais, evolui mais e mais“.

Júlia Lemmertz – Novo Mundo e Fina Estampa

Vale a Pena Ver de Novo
Júlia Lemmertz, aqui em Novo Mundo, viveu personagens com perfis opostos (Divulgação / Globo)

Júlia Lemmertz também participou das mesmas novelas que Caio. Em Fina Estampa, ela é Esther, uma mulher que recorre à inseminação artificial para realizar o sonho de ser mãe.

Já em Novo Mundo, ela vive Greta, irmã de Wolfgang (Jonas Bloch) que vivia na Áustria. Assim que fica sabendo do estado de saúde do seu irmão, a megera decide retornar ao Brasil.

Vivianne Pasmanter – Novo Mundo e Totalmente Demais

Vale a Pena Ver de Novo
Vivianne Pasmanter – como Germana, de Novo Mundo – demonstra versatilidade em duas novelas (Divulgação / Globo)

Para encerrar a nossa lista, é preciso ressaltar a versatilidade e o talento de Vivianne Pasmanter. Seja como a trambiqueira Germana, de Novo Mundo, ou a refinada Lili, de Totalmente Demais, é sempre um prazer vê-la atuando.

CONTINUE LENDO →
Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.