Xou da Xuxa: há 34 anos a nave aterrissava pela primeira vez

Há 34 anos, estreava o Xou da Xuxa, programa que fez história na TV (Imagem: Reprodução / Memória Globo)

“Bom estar com você / brincar com você / deixar correr solto o que a gente quiser”. Na manhã de 30 de junho de 1986, há exatos 34 anos, ia ao ar pela primeira vez o Xou da Xuxa. Naquele dia, Xuxa Meneghel iniciava a sua trajetória na emissora que a fez Rainha dos Baixinhos.

Para muitos fãs da apresentadora – que, depois, comandaria outras atrações no canal dos Marinho – o Xou ainda é o seu programa mais marcante. Outros, porém, acreditam que a disputa com Xuxa Park e Planeta Xuxa é mais acirrada.

De qualquer maneira, é inegável que o infantil marcou uma geração. Por isso, convido todos aqueles que eram crianças naquela época a abrir o baú da nostalgia.

Antes da estreia do Xou da Xuxa

No início de março de 1986, Xuxa concedeu uma entrevista ao jornal O Globo contando das suas expectativas para a estreia do programa. “Estou superanimada com este novo projeto que vai contar também com a participação de adolescentes. Vou continuar a apresentar o programa com a mesma naturalidade e espontaneidade, que são minhas marcas características. E continuar fazendo o que gosto: entreter as crianças. Minha preocupação maior nunca foi fazer um programa educativo, porque acho que esta função é da escola. Meu negócio é brincar com as crianças que estão no local de gravação e em casa”, declarou.

A estreia, prevista para abril daquele ano, teve que ser adiada. Uma das explicações está no fato de que o cenário do programa não agradou a apresentadora. Criador da Turma da Mônica, o cartunista Maurício de Sousa foi, então, convidado para refazer o projeto.

A esse respeito, vale destacar que alguns elementos da cenografia, como o sol e a nave espacial cor-de-rosa, foram idealizados pela própria Xuxa. Nos seis anos e meio em que esteve no ar, foram quatro os modelos de nave.

As inspirações para o veículo espacial foram o Capitão Aza e também o carro de Penélope Charmosa, personagem de desenho animado.

Assista aos primeiros minutos da estreia:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

 

Personagens e momentos marcantes

No palco do Xou, Xuxa não estava sozinha (Imagem: Reprodução / Memória Globo)

No palco de seu Xou, Xuxa não estava sozinha. Para ajudá-la com as crianças, ela tinha o apoio de Paquitas, Paquitos, Dengue (Roberto Bettini), Praga (Armando Moraes) e Irmãs Metralha (Mariana e Roberta Richard).

Alguns rituais se tornaram tão marcantes, como o momento em que o mordomo Samuca servia o café da manhã ao som de “Quem quer Pão?”. A ostentação, porém, era alvo de algumas críticas. Nem todos os baixinhos podiam ter acesso a uma mesa tão farta.

Ao final de cada edição, Xuxa escolhia uma criança para receber sua marquinha – um beijo na mão ou na bochecha – e outra para ir embora com ela na nave.

Assista ao momento em que Xuxa dá a sua marquinha:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Brincadeiras, quadros e desenhos

She-Ra é um dos desenhos clássicos do Xou da Xuxa
She-Ra é um dos desenhos clássicos do Xou da Xuxa (Imagem: Reprodução)

Nas primeiras temporadas, as gincanas entre meninas e meninos ocupavam boa parte do programa, junto com apresentações circenses e musicais.

É verdade que elas nunca perderam espaço – somente em 1992, último ano do Xou da Xuxa, 40 brincadeiras foram lançadas. Mas, com o decorrer dos anos, foram criados novos quadros. O programa também contou com três repórteres mirins: Duda Little – que hoje assina Duda Esteves e trabalha com Ana Maria Braga – Raquel Costa e Caíque Benigno.

Além disso, Xuxa exercitava seu lado atriz ao dar vida a alguns personagens. Era o caso, por exemplo, da Vovuxa, uma vovó que adorava contar histórias e piadas. A Madame Caxuxá, por sua vez, uma astróloga que trazia alguns ensinamentos de maneira divertida.

Outro atrativo do programa eram os desenhos. Destaque para os irmãos-heróis He-Man e She-Ra, além de Caverna do Dragão, que narrava a história de jovens presos em um mundo mágico. Os Flinstones, Scooby-Doo e Capitão Planeta também engrossam essa lista de clássicos.

Convidados especiais

Ayrton Senna esteve no Xou da Xuxa de Natal em 1998 (Imagem: Reprodução / Globoplay)

Nos seis anos e meio em que o Xou da Xuxa esteve no ar, diversos convidados de renome participaram da atração. No natal de 1988, Xuxa recebeu o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, seu namorado na época.

Avesso a participações, Fausto Silva também esteve no palco do Xou no Dia das Crianças de 1991. Um dos objetivos era repercutir o filme Inspetor Faustão e o Mallandro, que ele protagonizou ao lado de Sérgio Mallandro. Quando a anfitriã pediu que ele cantasse uma das músicas do longa, o apresentador do Domingão não escondeu seu desconforto.

Bibi Ferreira, Jorge Amado e Tom Jobim gravaram depoimentos para o Xou da Xuxa especial de cinco anos. A atração também recebeu em seu palco o ex-menudo Robby Rosa. Ao lado da Rainha dos Baixinhos, ele protagonizou uma emblemática performance de dança. Assista:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Xuxa no exterior: a original e as cópias

El Clan de Patsy, da Argentina, é a mais conhecida das versões do Xou da Xuxa (Imagem: Reprodução)

Além de alavancar a carreira da própria Xuxa, o sucesso arrebatador do Xou da Xuxa rompeu fronteiras. Com transmissão para 17 países de língua latina pela Telefé, emissora de TV argentina, o El Show de Xuxa estreou em 1991. A apresentadora também teve programas na Espanha e nos Estados Unidos.

Na ausência da gaúcha de Santa Rosa, vale destacar que muitas emissoras fizeram suas próprias versões do infantil. Não se sabe, no entanto, se a Globo licenciou o formato ou se as reproduções foram criadas na base da “livre inspiração”.

A mais conhecida delas é “El Clan de Patsy”, da Argentina. O programa de Patrícia Lage ficou ao ar durante quatro meses e meio, em 1988.

No ano seguinte, o Peru lançava “El Show de July”. Em 1991, estreava na Colômbia, “Todo El Mundo Está Feliz”. A Xuxa da vez se chamava Xiomi. Assista:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

O último Xou da Xuxa

No último Xou, pai apareceu de surpresa no palco (Imagem: Divulgação / Globo)

Embora tenha permanecido no ar até fevereiro de 1993, o último Xou da Xuxa inédito foi ao ar em 31 de dezembro de 1992. Naquele dia, o infantil que marcou a história da TV chegava a 2000 edições.

O  único  programa de despedida de Xuxa dirigido por Marlene Mattos (0 Park se encerrou de forma trágica e o último Planeta foi comandado pela finada diretora Ângela Sander) apostou em um clima fúnebre, onde a tristeza predominou. Parecia que Xuxa iria embarcar em sua nave e se mudar do planeta.

A loira chorou com boa parte das homenagens. O grupo Trem da Alegria, que havia estado na estreia, fez sua última apresentação nesse programa de despedida.

O clímax, no entanto, acontece quando Luís Meneghel, seu pai, é chamado ao palco de surpresa. Por desavenças familiares, eles não se falavam há cinco anos.

No encerramento, Xuxa canta “Sobreviveremos”. (Sobreviveremos a essa década mortal / E só mesmo o amor vai nos libertar / Nem que tenhamos que viver / Em uma Nave Espacial / Sobreviveremos, Sobreviveremos Pra Recomeçar).

Assista a performance:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Na era da internet, o Xou da Xuxa “sobrevive”

Talvez a música cantada por Xuxa seja um prenúncio do que realmente aconteceu. Mesmo tendo saído do ar há mais de 27 anos, o Xou da Xuxa sobrevive na era da internet.

Com as redes sociais e plataformas de compartilhamento de vídeos, internautas resgatam momentos engraçados ou mesmo inacreditáveis do programa.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Não raramente, eles se espantam com os comportamentos que afrontam o politicamente correto ou então com a sinceridade de Xuxa, especialmente em se tratando de um conteúdo para crianças.

Por estes e tantos outros motivos, o Xou da Xuxa fez história na TV brasileira. Não à toa, o programa é, para muitos adultos, como eu, uma das mais agradáveis lembranças da infância. Um tempo que não volta mais, é verdade, mas que sempre pode ser relembrado!

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Piero VergílioPiero Vergílio
Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.