Amauri Soares, diretor da TV Globo, dos Estúdios Globo e de Afiliadas, fez questão de marcar território ao comentar a divisão dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro com outras emissoras, como a Record.
Em entrevista ao Meio & Mensagem, o executivo defendeu o protagonismo da Globo nas transmissões esportivas e minimizou a concorrência, lançando uma indireta clara: “Não tem comparação”.
Segundo Soares, a Globo continua sendo a verdadeira “casa do futebol brasileiro”, mesmo com o crescimento de ofertas em outras plataformas.
“De cada dez jogos da rodada [do Brasileirão], nós temos nove. Então não é tão fragmentado assim”, afirmou. A emissora detém os direitos da maioria das competições relevantes, incluindo Copa do Brasil, Libertadores, jogos da seleção brasileira e vários campeonatos estaduais.
Globo x Record: quem tem mais futebol?
A fala de Soares, ainda que cuidadosa, traz embutida uma resposta direta à Record, que recentemente tem apostado em transmissões esportivas para atrair público.
No entanto, para o executivo, a diferença entre o que a Globo oferece e o que outras emissoras exibem é gritante. “Temos uma oferta de futebol que não tem comparação no mercado”, reforçou.
Durante a entrevista, Soares também comentou o desafio de manter a relevância da TV aberta num ambiente saturado por redes sociais e plataformas on demand.
“A competição nunca foi tão grande. A disputa pela atenção por meio do vídeo está em tudo: redes sociais, televisão, streaming…”, reconheceu.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]