Após ter foto de topless censurada, Leticia Colin se manifesta na web

Leticia Colin posou para fotos com o objetivo de falar sobre o tabu acerca da nudez feminina

Leticia Colin posou para fotos com o objetivo de falar sobre o tabu acerca da nudez feminina (Imagem: Reprodução/Instagram)

A atriz Leticia Colin foi vítima de censura, por parte do Instagram, ao postar uma foto em que aprece fazendo topless. A moça posou para quebrar o tabu sobre nudez feminina para a capa da revista “Marie Claire“, mas a rede social de fotos não entendeu a ação.

Compartilhada pelo Instagram, o clique que traz a atriz com os seios à mostra foi deletada do perfil da diretora de redação da revista. Protestando, a página que publicou a imagem trouxe a mesma foto com uma tarja escrita “censurado”, conforma traz o “TV Fama”.

E se fosse um homem sem camisa? O Instagram censurou o perfil de @lauraancona , diretora de redação de Marie Claire, derrubando a imagem de @leticiacolin de topless. Segundo a rede social, “removemos algumas fotos de mamilos femininos, mas fotos de cicatrizes de mastectomia e mulheres amamentando são permitidas”. Para nós, não passa de #Censura“, diz a legenda da publicação.

Embora com tarja, a foto foi deletada pela segunda vez pelo Instagram, o que gerou revolta na editora da revista, Laura Ancona.

Indignada pela ação do Instagram Laura postou pela segunda vez a imagem, e escreveu na legenda: “Repostando pela terceira vez, agora com tarja, porque fui CENSURADA: mamilos femininos chocam, masculinos, não. Isso é ma-chis-mo. Isso é hipersexualização da mulher. @leticiacolin tá na nossa capa de dezembro justamente pra discutir emancipação feminina com a gente. Tem algo de muito errado aí, não? #MeuCorpoMinhasRegras (comenta e compartilhe enquanto dá – mesmo com tarja, vai cair de novo).”

Leticia, por sua vez, postou uma imagem do ensaio fotográfico e a foto segue ativa em seu perfil. Na legenda, comemorou o resultado dos cliques e do motivo que a leevou a fazê-los. “Pelo dia em que nossos corpos nunca mais nos farão mortas. Obrigada, Marie Claire. Juntas, Somos. Com liberdade”, disse a atriz.

Vejo meu corpo como ferramenta de luta”, comentou Leticia, que interpretou Rosa, em “Segundo Sol”. “Diante do avanço do conservadorismo, posar com os seios à mostra é um jeito de lutar pelas liberdades. No mundo inteiro existem tabus em torno da imagem feminina e leis que interferem nas escolhas que fazemos em relação à ela. Nosso corpo deve ser um instrumento de nossas escolhas e desejos. Seios de mulheres não deveriam causar estranhamento. Por que homens podem andar sem camisa e nós não?”, afirmou a atriz.

A revista Marie Claire compartilhou sua versão e publicou uma mensagem sobre o fato. “Na última hora, uma imagem da atriz Leticia Colin de topless publicada no perfil de ‘Marie Claire’ foi apagada pelo Instagram por não estar de acordo com suas diretrizes. Segundo a rede social: ‘Existem situações em que fotos de seios nus são permitidas, como durante a amamentação, parto e os momentos após o nascimento da criança, mostrando os seios com cicatrizes pós-mastectomia, em outras circunstâncias relacionadas à saúde ou onde o contexto social é claro’. Para ‘Marie Claire’, esse posicionamento reforça a hipersexualização do corpo feminino, dando mais força aos estereótipos machistas e todas as consequências negativas decorrentes dele. Por que os homens podem e nós não?“, disparou a revista.

Nesta semana, porém, a situação ganhou outro rumo. Leticia Colin compartilhou em seu perfil uma mensagem em que a legenda era uma frase ousada e que trazia uma alfinetada à rede social. “Remova-me, Instagram“, disparou a moça.

Versão do Instagram sobre o ocorrido

Explicando sua ação, o Instagram informou que: “não cumpre nossas Community Guidelines em nudez ou pornografia. Se você infringir nossas diretrizes mais uma vez, sua conta será restrita ou desativada”. Segundo a mensagem automática, “removemos algumas fotos de mamilos femininos, mas fotos de cicatrizes de mastectomia e mulheres amamentando são permitidas”.

A nota, enviada à revista e compartilhada no site da mesma, traz o posicionamento da rede social. “Nem sempre é fácil encontrar o equilíbrio entre possibilitar que as pessoas se expressem e manter uma experiência confortável para toda nossa comunidade global, cultural e etariamente diversa, mas nos esforçamos muito para chegar lá. Existem situações em que fotos de seios nus são permitidas, como durante a amamentação, parto e os momentos após o nascimento da criança, mostrando os seios com cicatrizes pós-mastectomia, em outras circunstâncias relacionadas à saúde ou onde o contexto social é claro”.

https://www.instagram.com/p/BquqwrwgfVw

https://www.instagram.com/p/BqxvMmigRHR/

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.