As indefinições em torno do “1º Jornal”, três meses após o início do projeto, fizeram a paciência de José Luiz Datena ir pelos ares na Band.
Como se sabe, após a recusa do departamento de jornalismo de tocar o programa de Joel Datena, o que seria natural, uma vez que se trata de um produto do segmento, Vildomar Batista, que vai dirigir o “Aqui na Band”, assumiu o abacaxi.
Depois de inúmeros testes, alguns ajustes no formato e até um jantar na casa de Silvia Poppovic anunciando “as novas manhãs da Band”, Vildomar resolveu pular fora. O diretor alegou que comandar cinco horas da programação do canal (três do jornal e duas do programa feminino) lhe renderia um desgaste sobre-humano. Esta coluna, porém, apurou que Batista adiantou-se ao naufragar do barco.
Foi aí, depois de longas semanas de espera e expectativas, que a direção da Band, enfim, repassou o “1º Jornal” para o jornalismo, sob o comando de Fernando Mitre e André Luiz Costa. Resultado: todo o projeto inicial foi jogado fora. Agora, a dupla vai criar um novo noticiário do zero, sem previsão alguma de estreia. A primeira versão, vista com cara de TV a cabo, desagradou a meio mundo.
Nos bastidores, esse balaio de indefinições tirou Datenão do sério. O âncora do “Brasil Urgente” está incomodado, e não faz questão de esconder, com o processo de fritura ao qual o filho foi submetido. Queixa-se, principalmente, do desgaste na imagem do Joel e da falta de comando da cúpula da Band, que demorou, como dito, três meses para perceber que o projeto havia sido concebido de forma equivocada.
Até lá…
Enquanto o “1º Jornal” migra da categoria de programa para a de lenda, a Band vai integrar Joel Datena ao “Brasil Urgente”, retomando o rodízio com José Luiz Datena. O passo, para desassossego de muitos executivos, deixou Datenão ainda mais incomodado, uma vez que indica um prazo ainda maior para o noticiário matutino sair do papel.
Cuidado
A coluna, que torce pelo sucesso da Band, apesar de algumas pessoas de lá pensarem o contrário, faz um importante alerta aos que dispõem de juízo na emissora: não convém tirar Datenão do sério.
Bem vindo à Barra Funda
Em meio aos “animados” bastidores do Morumbi, Antônio Guerreiro, novo vice-presidente de jornalismo da Record, enviou emissários para levar uma proposta a… Joel Datena. A ideia do executivo é contar com Dateninha dividindo as manhãs do canal de Edir Macedo com André Azeredo. Uma oferta foi feita, mas o valor pedido por Joel assustou a cúpula da Record.
Dupla sertaneja
A sondagem da Record a Joel Datena não é coisa nova, pelo contrário, já ocorreu outras vezes. Mas, a mais recente, foi feita após a estreia de André Azeredo no “SP no Ar”. A emissora está insatisfeita com o desempenho do ex-global à frente do noticiário, que chegou a perder audiência com as mudanças. A ideia é colocá-los das 6h às 9h, antecedendo o “Fala Brasil”.
Calma, Silvia
Silvia Poppovic é uma das mais ansiosas para a estreia do “Aqui na Band”. No dia 23 de abril, a apresentadora deu um jantar em sua casa e recebeu a cúpula do canal e alguns colegas para brindar a nova programação da Band. Que programação? Aliás, conforme antecipou esta coluna, o matinal não entra em cena mais no dia 13, como garantiu Silvia nas redes sociais, mas talvez dia 20 ou 27 de maio. Oremos.
Perguntar não ofende
Vildomar Batista gaba-se de ter negociado com Fernando Gomes Pinto, o médico gato do “Encontro”, durante quase três meses. O profissional, que colaborava uma vez por semana com Fátima Bernardes, foi fisgado com a oferta de ter participação diária no “Aqui na Band”. Com o projeto adiado pelo menos meia dúzia de vezes, fica questão: a Band, em crise, está pagando um colaborador sem trabalhar? Ou Dr. Fernando foi seduzido pela simpatia do Vildomar?
João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email [email protected].