Com filmes de Natal em maio, Globo bagunça calendário e diverte web

Globo
Entre os filmes de Natal exibidos pela Globo na última semana, está a animação Operação Presente (Imagem: Reprodução / IMDB)

Bate o sino, pequenino, sino de Belém… Você reparou que, apenas nessa última semana, a Globo exibiu três filmes de Natal? Essas escalações seriam completamente naturais se não estivéssemos em pleno mês de maio.

Primeiro, a aventura K-9 – Uma Aventura de Natal (2013) foi o cartaz do Corujão exibido na madrugada de 15 para 16 de maio. Na última terça-feira (19), a animação Operação Presente (2011) deu as caras na Sessão da Tarde. Também no Corujão, o longa-metragem Um Natal Inesperado (2015) foi ao ar no fim de noite do dia 20.

Embora a emissora não tenha se manifestado, a explicação mais provável para a exibição de filmes de Natal fora de época é a utilização de um algoritmo. Na prática, todos os títulos disponíveis são classificados por gênero e tema. A partir daí, a ferramenta gera uma lista com sugestões para cada sessão. A única regra é que eles não sejam reprisados em menos de seis meses.

Por outro lado, a decisão final, conforme reitera a Globo, cabe unicamente às pessoas responsáveis pela seleção. Na prática, essa equipe também considera outros fatores, como pesquisas com telespectadores e desempenho na audiência. Esses critérios técnicos ajudam a explicar, por exemplo, a onipresença de Adam Sandler e Queen Latifah na Sessão da Tarde.

Filmes de Natal fora de época divertiram web

Mesmo que a explicação oficial não seja uma novidade  – o processo de seleção de títulos foi detalhado em uma reportagem publicada pelo Portal G1 – os internautas se divertiram com a coincidência. Bem-humorados, eles acreditam que essa é uma tentativa da emissora de “resetar” o problemático ano de 2020.

Essa “teoria” ganhou ainda mais força após a exibição da live de Roberto Carlos no Dia das Mães. O cantor, vale lembrar, tem presença assegurada no fim de ano da emissora. Há quem brinque que a Globo precisa tirá-lo da geladeira a cada vez que chega o mês de dezembro.

Na internet, até o perfil oficial da emissora no Twitter brincou com os filmes de Natal exibidos fora de época. Veja algum dos comentários:

O que vale ver nesta semana na Globo

Globo
Última animação em 2D produzida pela Disney, A Princesa e o Sapo está na Sessão da Tarde de quinta (28), na Globo (Imagem: Reprodução / IMDB)

Para  esta semana, estão programados mais filmes de super-heróis. Destaque para O Espetacular Homem-Aranha (2012) na Temperatura Máxima deste domingo (24). Já os mutantes agitam a Sessão da Tarde de segunda-feira (25) com X-Men – Primeira Classe (2011).

No horário nobre, Piratas do Caribe – A Vingança de Salazar (2017) é o título escolhido para encerrar o mês de maio na Tela Quente. Na quinta (28), por sua vez, está programada a exibição de A Princesa e o Sapo (2009). A última animação em 2D produzida pelos estúdios Disney começa logo após o Jornal Hoje.

Vale lembrar que a emissora pretende atrair mais anunciantes para suas sessões de filmes. Para isso, aposta em novos formatos de patrocínio, como, por exemplo, a inserção de um squeeze na tela.

Pior cão do mundo em outro território

Para fechar, vale o registro de que o pior cão do mundo decidiu conhecer um novo território. Depois de várias exibições na Globo, o sensacional Marley & Eu (2008) chega ao SBT na próxima sexta-feira (29).

A adaptação estrelada por Owen Wilson e Jennifer Aniston promete levar os telespectadores da Tela de Sucessos aos risos e lágrimas. Um conselho para quem, assim como eu, gosta de animais: prepare o lenço!

CONTINUE LENDO →
Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.
ALERTAS GRATUITOS