Fernanda Gentil respondeu a pergunta sobre o fim do Se Joga (Imagem: Reprodução / Globo)
O Se Joga segue sendo uma dúvida nos bastidores da Globo. O vespertino está fora da programação desde março, quando a emissora fez modificações na grade para o atual momento – com a pandemia do novo coronavírus. Fernanda Gentil, então, se pronunciou sobre os boatos em torno da atração.
VEJA ESSA
Em resposta a uma seguidora, no Twitter, a apresentadora tocou no assunto, mas de forma sutil e sem decretar o fim ou não do Se Joga. “Eu adoraria que você fizesse Stories ou live esclarecendo de vez o fim do Se Joga, se recebeu proposta da CNN Brasil e agora também da Record”, escreveu a fã.
“Quando a gente vai acumulando alguns anos dessa vida ‘pública’, acaba criando uma casca que nos permite ler as inúmeras manchetes mentirosas e caça-cliques, acredite, sem que elas toquem nem em meio fio de cabelo nosso”, desabafou a global (veja as postagens abaixo).
“Mais ou menos assim: vou arrastando o dedo na tela do celular e lendo os títulos que envolvem o meu nome. Alguns são maravilhosos, e penso: ‘Não sou tudo isso’. Outros são péssimos, e reflito: ‘Não sou tão pouco’. Aos verdadeiros, mando toda a minha admiração, pois me permitem ter esperança: um “ufa” me vem imediatamente à cabeça“, prosseguiu a famosa.
A jornalista, no entanto, garantiu que não se orgulha dessa “casca” que criou: “Só que reconheço muito a importância dela, que no meu caso nasceu bem no início da minha caminhada, quando fui execrada porque estendi a mão para um convidado cego ao vivo durante a cobertura da Copa de 2010”.
Fernanda Gentil revelou ainda que sofreu muito com mensagens que leu naquela ocasião. Ela também afirmou que sempre vai anunciar as suas decisões nas redes sociais ou veículos que confia.
Confira as postagens:
Oi Patricia, você falou de um jeito que me tocou, então sua mensagem me deu vontade de bater um papo aqui sobre isso?. https://t.co/vB9gtga3I3
— Fernanda Gentil (@Fernanda_Gentil) May 18, 2020
Olha, quando a gente (digo “a gente” porque posso falar por mim e mais alguns amigos já que conversamos frequentemente sobre isso) vai acumulando alguns anos dessa vida “pública “, acaba criando uma casca
— Fernanda Gentil (@Fernanda_Gentil) May 18, 2020
que nos permite ler as inúmeras manchetes mentirosas e caça-cliques, acredite, sem que elas toquem nem em meio fio de cabelo nosso. Mais ou menos assim: vou arrastando o dedo na tela do celular e lendo os títulos que envolvem o meu nome.
— Fernanda Gentil (@Fernanda_Gentil) May 18, 2020
Alguns são maravilhosos, e penso: “não sou tudo isso.” Outros são péssimos, e reflito: “não sou tão pouco.” Aos verdadeiros, mando toda a minha admiração, pois me permitem ter esperança: um “ufa” me vem imediatamente à cabeça. E sigo o meu dia. Minha manhã, tarde ou noite.
— Fernanda Gentil (@Fernanda_Gentil) May 18, 2020
durante a cobertura da Copa de 2010. O episódio que hoje diverte muitos de vocês, e vira e mexe eu relembro por aqui também, serviu para me mostrar a necessidade dessa casca. Se eu não a tivesse usado logo esse dia, talvez abandonasse a cobertura ali.
— Fernanda Gentil (@Fernanda_Gentil) May 18, 2020
Talvez não entrasse no estúdio no dia seguinte. Porque você imagina quantas mensagens/notícias/manchetes/recados eu recebi por isso, né? “Loira burra” foi o mais carinhoso deles…. então não gosto da casca, porque sei que ela é uma defesa.
— Fernanda Gentil (@Fernanda_Gentil) May 18, 2020
E toda defesa só faz-se necessária quando há um ataque. E eu, particularmente, não gosto de ataques fora do âmbito esportivo. Também não me orgulho da casca porque nesse automático de ler as notícias de forma indiferente e protegida por ela, muitas vezes, esqueço que vocês,
— Fernanda Gentil (@Fernanda_Gentil) May 18, 2020
que por algum motivo gostam do meu trabalho, não são obrigados (ainda bem) a criar essa casca e se preocupam porque acabam acreditando nas mentiras e/ou clicando no caça-clique. Tudo isso só pra dizer que o seu pedido na sua mensagem me provocou essa reflexão toda, e eu adorei?.
— Fernanda Gentil (@Fernanda_Gentil) May 18, 2020
E aí me deu vontade de vir aqui para dizer que entendo, do fundo do coração, que queiram saber sempre o que “tá rolando”, até para continuarem acompanhando e torcendo por nós. Só quem é fã sabe como é importante acompanhar os passos de quem se admira e por quem se torce.
— Fernanda Gentil (@Fernanda_Gentil) May 18, 2020
Os boatos e o posicionamento oficial
Neste final de semana, os rumores sobre a extinção do Se Joga ganharam força com uma declaração de Paulo Vieira em entrevista ao site Bahia Notícias. Ao ser questionado pelo jornalista Júnior Moreira sobre os seus projetos, incluindo o retorno do vespertino, o famoso declarou.
“O Se Joga não volta. Eu acho que essa notícia já foi dada. Já me deram um tchau. O Zorra a gente tem uma previsão entre julho e agosto”, afirmou ele.
No entanto, em resposta à Folha, a Globo disse que o humorista não se referia ao programa como um todo, mas ao quadro que ele mantinha na atração, Isso é Muito Minha Vida.
A Globo informou que o formato de Vieira já havia sido encerrado antes do Se Joga sair da programação. “O programa, assim como o Mais Você, não tem previsão de retorno à grade, diante do atual cenário de saúde pública“, informou a assessoria do canal.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.