Maior fantasy game de futebol do mundo, o Cartola FC está presente em todas as plataformas do Grupo Globo. Para quem gosta do esporte mais popular do país, esta não deve ser uma informação nova.
VEJA ESSA
Se, para o usuário, o jogo é uma maneira de se entreter e concorrer a prêmios, para a Globo esta é mais uma oportunidade comercial. Sem qualquer relação com o patrocínio do futebol, o Cartola FC pode render a emissora mais de R$ 60 milhões somente nesta temporada.
Explica-se: no final de 2019, a emissora disponibilizou um plano com seis cotas às empresas interessadas em associar sua marca ao game. Cada uma delas vale R$ 10,1 milhões. O documento também informa que três delas já foram comercializadas.
Como contrapartida, a emissora promete aos patrocinadores a oportunidade de divulgar sua marca nos perfis oficiais do Cartola FC. Buscando o engajamento, também poderão ser realizadas Ligas Patrocinadas.
Cartola FC na TV
Para dar mais visibilidade ao game, o Cartola FC também terá um espaço tanto na Globo quanto nos canais SporTV. Na TV aberta, o game terá quadros exclusivos exibidos nas diferentes versões do Globo Esporte e também no Esporte Espetacular.
No jornalístico diário, o espaço dedicado ao Cartola FC será semanal. As reportagens com dicas e o melhor da rodada começarão a ir ao ar em 24 de abril, sempre às sextas-feiras. Serão 33 exibições até 04 de dezembro, quando se encerra o projeto.
Esquema semelhante será adotado no Esporte Espetacular, com a diferença de que o game terá um quadro mensal. As nove edições terão destaque entre 26 de abril e 6 de dezembro. O lado ruim é que teremos que aturar o Cartolouco.
O SporTV, por sua vez, trará aos cartoleiros uma análise de especialistas. Além disso, fará uma cobertura completa em diversos programas da grade. Em Cartola – A Escalação, Daniel Pereira, Fred Ring e Cassius Leitão receberão um convidado para analisar os jogos da semana.
Ao mesmo tempo, encaram o desafio de montar um time que consideram ideal para a rodada. Já o projeto Liga dos Programas prevê a exibição de conteúdos semanais em oito atrações da grade. Os programas também passarão a disputar para conhecer a equipe campeã da Liga.
Temperatura Máxima… mesmo!
A exibição de Moana – Um Mar de Aventuras rendeu à Temperatura Máxima o recorde de 2020. Com 17,8 pontos, o blockbuster da Disney elevou exatos 5,0 pontos do The Voice Kids – que fez 12,8 – e foi a maior elevação do dia. Exibido na sequência, o futebol subiu apenas 1,1 ponto, fechando com 18,9.
É o melhor desempenho da sessão de filmes desde 04 de agosto do ano passado. Naquele dia, O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro conquistou 18,6, antecedendo ao Domingão do Faustão. A partida de futebol foi excepcionalmente deslocada para a faixa das 19h.
Exceção à regra
Semanas atrás, esta coluna festejou o fato da Globo exibir Jenny Vai Casar, um filme LGBTQ na Sessão da Tarde. Parece, no entanto, ter sido uma exceção à regra. Na madrugada do último sábado para domingo, a Globo escondeu, de novo, o excelente Hoje Eu Quero Voltar Sozinho no Corujão.
Continuamos na torcida para que longas com temática homoafetiva ganhem mais visibilidade na grade. Ademais, é só adotar os mesmos critérios utilizados para a escalação de qualquer outro título.
Vi na TV…
Para encerrar, destaco dois momentos que me agradaram na TV neste fim de semana. O primeiro deles foi o início das comemorações dos 20 anos do Altas Horas. O programa contou com as presenças de Galvão Bueno e Gabriel Medina, além do retorno da banda feminina que marcou época na atração.
O auge da noite, no entanto, foi a participação de Milton Nascimento. A performance de Maria, Maria – na qual o cantor foi acompanhado por um coral – encantou. Merece ser revista em looping.
Já no domingo, merece elogios a maneira como Ernesto Paglia conduziu a entrevista com Regina Duarte, que agora é oficialmente Secretária de Cultura. O experiente repórter deu uma aula de como se faz bom jornalismo.
Fez todas as perguntas que precisavam ser feitas. Foi incisivo, porém, sem perder a cordialidade. Fica o exemplo para os demais colegas. Até a próxima!
Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.