Manoel Soares volta a defender Talitha Morete de acusação de racismo e faz revelação

Manoel Soares
Manoel Soares falou sobre polêmica ocorrida no É de Casa (Imagem: Divulgação / Globo)

Manoel Soares está prestes a assumir o comando do Encontro, da Globo, ao lado de Patrícia Poeta, e saiu em defesa da colega Talitha Morete, que permanece no É de Casa. O apresentador falou sobre o caso de racismo envolvendo a doceira Silene.

Tudo aconteceu quando, no último dia 14, a apresentadora pediu para que a doceira, uma mulher negra, servisse aos convidados as cocadas que havia preparado a convite do programa. No mesmo momento, o comunicador percebeu uma clara atitude de racismo cultural, a bandeja das mãos da convidada e se prontificou a fazer as vezes.

O caso repercutiu nas redes sociais e Talitha pediu desculpas. Na época, ela afirmou que gostaria que o caso servisse de aprendizado para ela e para outras pessoas.

Manoel Soares, por sua vez, apoiou a colega de trabalho que considera uma amiga, o que fez a situação ser lida como um caso de racismo foi o contexto social.

“Talitha é minha amiga pessoal“, disparou o jornalista em entrevista a Splash. “Ela é uma menina de quem meus filhos gostam, minha esposa gosta dela, temos uma relação de afeto permanente”, comentou ainda.

“Eu, sinceramente, não sei se o Brasil entendeu o que aconteceu ali”, refletiu Soares. “Talitha não estava oprimindo aquela senhora. O contexto brasileiro cria uma situação de opressão, porque não tem problema algum em Talitha pedir para que ela sirva. Isso não foi um pecado”, afirmou.

O novo apresentador do Encontro ressaltou: “Na verdade, nós temos no Brasil um cenário em que pessoas negras expostas publicamente nessa condição remetem a uma opressão, e a Talitha entendeu isso muito bem”.

“Ela não só entendeu como, no final do programa, veio me dar um abraço. E essa é a lógica de você ter um time diverso. Essa é a lógica de você ter pessoas apaixonadas umas pelas outras”, disparou.

Talitha Morete revela atitude que tomou após alerta de Manoel Soares

A apresentadora, então, explicou: “Na hora que eu percebi — na verdade, quando o Manoel me avisou, eu pedi desculpas na mesma hora. E tenho mantido contato com a dona Silene até hoje, estou mega feliz pelo sucesso dela. Fui eu que levei na reunião de pauta, fui eu que fiz esse contato, eu que defendi ela estar ali e não era só sobre a cocada. Mas ela está bombando de vendas, fico mega feliz por isso. A gente troca mensagens diariamente”.

“Fico muito feliz que o Brasil aprendeu com o que aconteceu. E o professor não fui eu”, acrescentou o jornalista. “Tive que fazer ali o que meus ancestrais me ensinaram, mas com certeza já cometi equívocos muito maiores que esse e fui acolhido pela Talitha e pelas minhas colegas”, completou.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]