Martinho da Vila abre o jogo sobre suposto plágio de Adele

Martinho da Vila
Martinho da Vila falou sobre polêmica com Adele (Imagem: Reprodução / Instagram)

Martinho da Vila tem visto o seu nome circular nas últimas semanas após ter vindo à tona uma gravação de Adele, em 2015, da música Million Years Ago com melodia parecida o clássico Mulheres.

O hit brasileiro foi gravado pelo sambista em 1995 e virou uma obra prima da MPB. Ao Domingo Espetacular, da Record, que vai ao ar amanhã, o artista comentou sobre o assunto, mas rejeitou entrar em polêmica.

“Essa guerra não é minha. Eu sou só o cantor”, se limitou em dizer Martinho. O verdadeiro dono da canção é Toninho Geraes, que se mostra desapontado com o que fizeram com sua canção. “Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada”, desabafou.

A polêmica teve início quando, no último dia 10 de setembro, veio a público a ação judicial movida por Toninho Geraes. Ele acusa a cantora Adele de plágio na canção Million Years Ago, que compõe o disco 25, lançado em 2015.

Depois de o caso alcançar enorme repercussão, o advogado do compositor, Fredímio Biasotto Trotta, explicou ao portal G1 o motivo de o processo ter demorado tanto tempo. Segundo o profissional, Geraes não conhecia a canção até ser apresentado a ela no ano passado pelo produtor musical Misael da Hora.

“Não fosse o Misael da Hora ter ouvido numa festa uma execução da canção e imediatamente presumido se tratar de uma versão [autorizada] da obra original, é bem possível que o Toninho até hoje não soubesse da existência do plágio”, declarou Trotta.

Na época, a empresa respondeu que o assunto está “nas mãos da XL Recordings e da própria Adele, já que a Sony Music era apenas distribuidora desse fonograma no Brasil, cujo contrato, inclusive, já está expirado”.

Até o momento, três notificações já foram emitidas sobre o caso e os envolvidos ainda não responderam. Por causa disso, o compositor do clássico de Martinho da Vila e a sua defesa decidiram tornar o caso público e informaram que estão juntando provas com objetivo de iniciar uma ação judicial.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›